terça-feira, 15 de outubro de 2013

Carlos Reichenbach é homenageado com mostra especial no IX Panorama Internacional Coisa de Cinema.


Fonte: www.google.com.br/imagens


Um dos mais importantes representantes do “cinema de autor” brasileiro, o diretor Carlos Reichenbach receberá uma homenagem do IX Panorama Internacional Coisa de Cinema. Na oitava edição, uma mostra seria realizada com a presença de Carlão, como é mais conhecido no meio cinematográfico, mas ele morreu em junho de 2012. Agora, o festival promove a primeira exibição de cópias restauradas de obras fundamentais do diretor.

A mostra reúne filmes premiados no Brasil e no exterior, como “Filme Demência”, vencedor da categoria de inovação no Festival de Rotterdam. A trama, de 1986, traz um homem que mergulha em fantasias para fugir da ruína financeira e matrimonial e uma noite sai armado pela cidade, conhecendo os mais variados tipos. Figuras diversas também surgem em “Alma Corsária”, onde dois poetas amigos de infância realizam o lançamento de um livro com extensa fauna humana, como prostitutas, cafetões e um suicida em potencial. A produção recebeu cinco prêmios no Festival de Brasília (filme, diretor, montagem, roteiro e crítica) e foi eleito o melhor filme pela Associação Paulista de Críticos de Arte em 1995.

A mostra traz ainda “Dois Córregos – Verdades Submersas no Tempo”, no qual em meio à repressão da ditadura militar duas adolescentes burguesas passam uma temporada em uma fazenda e convivem com um homem misterioso que está no Brasil de forma clandestina. O mais recente dos filmes confirmados na homenagem é “Garotas do ABC”, realizado em 2003. Nele, uma jovem tecelã negra é o centro de três eixos narrativos: sua família, as colegas do clube operário e o bando racista que acompanha seu namorado fascista. Premiado em Gramado e Brasília, o filme traz Antônio Pitanga e Selton Mello no elenco.

O último trabalho de Carlos Reichenbach no cinema foi como ator, no filme “Avanti Popolo”, de Michael Wahrmann. Sua atuação rendeu duas premiações póstumas no recém-realizado 46º Festival de Brasília: prêmio Saruê, concedido pelo jornal Correio Braziliense, e Melhor Ator Coadjuvante pelo júri oficial. O cineasta dirigiu 18 filmes desde sua primeira realização e outras duas produções dele devem ser inseridas na homenagem do Panorama, mas os títulos ainda estão em fase de negociação.

O IX Panorama Internacional Coisa de Cinema acontece entre os dias 31 de outubro e 07 de novembro, em Salvador e Cachoeira, mas as sessões da homenagem ainda não têm data definida. O festival é realizado em parceria com o Cineclube Mário Gusmão, projeto de pesquisa e extensão do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e conta com o patrocínio da Petrobras e do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura.

Fonte: Assessoria de imprensa da Quarta Via Comunicação, através de Jane Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário