segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Ator baiano é o mais jovem vencedor da história do Festival de Brasília.


Cena de "Depois da Chuva" - Foto de Agnes Cajaíba


Premiado na competição de longas-metragens do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o ator baiano Pedro Maia tornou-se o mais jovem vencedor da categoria em toda a história do festival. Aos 17 anos, ele foi contemplado por seu trabalho como protagonista de “Depois da Chuva”, filme que mostra o despertar político e amoroso de um adolescente de ideias libertárias, enquanto o Brasil vive a transição da ditadura militar para a democracia, período fortemente marcado pelo movimento: “Diretas Já!”.

Pedro foi selecionado pelos diretores Cláudio Marques e Marília Hughes após 15 meses de procura e análise de quase mil candidatos, pelos mais diversos meios. “Temos um protagonista e o perseguimos durante 90 minutos de história. Sabíamos que caso errássemos nessa escolha, ‘Depois da Chuva’ não iria funcionar”, revela Marques. No processo de testes, os cineastas perceberam a afinidade do ator com o personagem quando ele tirou da mochila a autobiografia de Patti Smith, “Só Garotos”. Depois disso, não demorou para que eles tivessem certeza de que Pedro seria Caio.

O adolescente fazia teatro na escola, onde tinha encenado algumas peças, mas nunca havia trabalhado com cinema, então se entregou integralmente às estratégias de preparação utilizadas por Cláudio e Marília. Foram oito meses de trabalho, que serviram também para escalar o restante do elenco. Sophia Corral, que interpreta o primeiro amor de Caio, e outros jovens destacados no núcleo escolar do filme eram ou são colegas de turma de Pedro na vida real.

O reconhecimento à atuação de Pedro em “Depois da Chuva” era um dos prêmios mais desejados pela dupla de cineastas, tanto que ao receber o troféu do jovem, Cláudio destacou que a premiação contemplava todo o filme, elenco e equipe em geral. O longa venceu ainda nas categorias Trilha Sonora (Mateus Dantas, Nancy Viegas, e bandas Crac! e Dever de Classe) e Roteiro (Cláudio Marques) e deve entrar em circuito comercial em 2014, com distribuição da Espaço Filmes.


Fonte: Assessoria de imprensa da Quarta Via Comunicação, através de Jane Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário