sábado, 17 de agosto de 2013

LUCIANA PRASS NO NÚCLEO DA CANÇÃO.




A violonista, pesquisadora e professora do Departamento de Música da UFRGS Luciana Prass participa da edição de agosto do Núcleo da Canção da UFRGS. O encontro, que contará com a medição de Luís Augusto Fischer, acontecerá no dia 19 de agosto, às 19h, na Sala Fahrion, na Reitoria da UFRGS.

Luciana apresentará práticas musicais afro-gaúchas a partir de seu livro Maçambiques, Quicumbis e Ensaios de Promessa: musicalidades quilombolas do sul do Brasil. Fruto de pesquisa etnomusicológica desenvolvida entre 2006 e 2009 em três comunidades quilombolas do Rio Grande do Sul, o livro é uma versão modificada da tese de doutorado da autora, defendida em 2009 no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, sob orientação de Maria Elizabeth Lucas.

Por meio do convívio etnográfico com chefes, dançantes, tamboreiros e demais integrantes de práticas musicais as mais diversas, a autora procurou problematizar o lugar da música na agenda identitária contemporânea desses grupos que lutam por terem seus direitos reconhecidos. Tradições performáticas existentes no Rio Grande do Sul desde muito tempo, Maçambiques, Quicumbis e Ensaios de Promessa são apresentados como sotaques de Congadas como aquelas que existem em outras regiões do Brasil: rituais afrocatólicos de devoção a Nossa Senhora do Rosário e a São Benedito, incluindo ou não a coroação do Rei de Congo e da Rainha Ginga, realizados por africanos e afrodescendentes.

Artigos e versões de Maçambiques, Quicumbis e Ensaios de Promessa receberam o Prêmio Territórios Quilombolas (2008); Menção Honrosa do Concurso Silvio Romero (2009) e Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música (2012). A obra completa adquire ainda maior relevância porque contribui, simultaneamente, à salvaguarda da memória de tradições de afrodescendentes do Rio Grande do Sul e ao resgate da história dos estudos de folclore no país.

O Núcleo de Estudos da Canção é uma promoção do Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS em parceria com o Instituto de Letras e com o Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS.


LUCIANA PRASS COMENTA MAÇAMBIQUES, QUICUMBIS E ENSAIOS DE PROMESSA

Data: 19 de agosto, segunda-feira

Horário: 19h

Local: Sala João Fahrion – 2º andar da Reitoria – Av. Paulo Gama, 110

Ingresso: Entrada Franca – inscrições pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br


Fonte: Departamento de Difusão Cultural, através de Lígia Petrucci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário