terça-feira, 23 de julho de 2013

Festival europeu selecionará filme do IX Panorama Internacional Coisa de Cinema.




Em uma parceria inédita, o festival europeu IndieLisboa (Portugal) vai selecionar um filme das mostras competitivas nacionais do IX Panorama Internacional Coisa de Cinema, que acontece em Cachoeira e Salvador, entre os dias 31 de outubro e 07 de novembro. O filme escolhido será exibido na edição 2014 do festival português, que é um dos mais importantes do cinema independente em toda a Europa.

Segundo o diretor do IndieLisboa, Miguel Valverde, a parceria constrói um caminho de intercâmbio e aprendizagem, contemplando a diversidade de propostas artísticas e culturais e criando um cenário de troca entre os cineastas dos dois países. “O sucesso internacional do filme "Tabu", de Miguel Gomes, uma coprodução luso-brasileira, é um incentivo para criar esta parceria e divulgar nos respectivos países, os filmes de cada um”, ressalta Valverde, que em 2012 integrou o júri do Panorama.

Realizado pelos cineastas Cláudio Marques e Marília Hughes, o Panorama também estreia em 2013 uma mostra de curtas-metragens internacionais. Apenas este ano, a dupla já esteve na Berlinale (Berlim), no Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente (Bafici), no Festival de Cannes e no IndieLisboa, o que reforçou o desejo de trazer para o evento produzido por eles muitos dos grandes filmes assistidos fora do Brasil. Os interessados podem inscrever seus filmes nacionais ou internacionais até o dia 2 de agosto.

A duração mínima de 60 minutos é requerida das produções em longa-metragem, enquanto os curtas podem durar até 30 minutos. Na competitiva baiana serão aceitos filmes de qualquer duração e os filmes estrangeiros deverão ser legendados em inglês, quando este não for seu idioma original. Os curadores do Panorama irão selecionar oito longas-metragens e 16 curtas nacionais, 16 curtas internacionais e um número a definir de filmes baianos.

Os interessados devem acessar www.coisadecinema.com.br/IX_panorama/ para preencher o formulário de inscrição. A ficha deve ser enviada para o e-mail panorama@coisadecinema.com.br, juntamente com um link do filme em alta resolução, duas fotos de still e o currículo resumido do diretor. Caso não seja possível disponibilizar o link, uma cópia em DVD deve ser encaminhada para o endereço informado no site.

O IX Panorama Internacional Coisa de Cinema será realizado entre 31 de outubro e 07 de novembro em Salvador e Cachoeira. A nona edição do festival conta com o patrocínio da Petrobras e do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, além de receber apoio da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e do Cineclube Mário Gusmão.


Fonte: Assessoria de imprensa da Quarta Via Comunicação, através de Jane Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário