segunda-feira, 29 de julho de 2013

A TRILOGIA DA LUSOFONIA DE JUSSARA SILVEIRA NO UNIMÚSICA.




A convite do Unimúsica, a cantora Jussara Silveira apresenta em Porto Alegre concerto inédito elaborado a partir do repertório de seus três últimos discos: Ame ou se mande, Flor bailarina e Água Lusa. O concerto acontece no dia 01 de agosto, quinta-feira, às 20h, no Salão de Atos da UFRGS. No dia 31 de julho, também às 20h, Jussara conversa com o público na Sala II do Salão de Atos. A mediação do encontro é da cantora e professora do curso de música popular da UFRGS, Caroline Abreu.

A cantora baiana, que nasceu em Minas e há anos vive no Rio, é apaixonada pela língua portuguesa. Conhecida por explorar em seu canto as particularidades de cada sílaba, as possibilidades de cada fonema, Jussara viaja pelo mundo em busca de canções. Recentemente realizou residência artística no Museu do Fado, em Lisboa. Neste período, dedicou-se à pesquisa sobre as origens do fado, gênero que está presente em sua carreira desde seu primeiro trabalho solo. Em 2011, a convite de Angola, país que visita com frequência, Jussara gravou um álbum inteiramente composto por canções angolanas.

No concerto do Unimúsica, Brasil, Angola e Portugal se encontram na voz desta grande intérprete através dos repertórios dos discos Ame ou se mande, Flor bailarina e Água Lusa. Os dois primeiros, produzidos por Sacha Amback e Marcelo Costa. O terceiro, gravado em Lisboa, tem músicas de Thiago Torres da Silva e produção do guitarrista português Pedro Jóia. No palco, para apresentar canções brasileiras como “A voz do coração” e “Tenho dó das estrelas”, sembas angolanos como “Canta meu semba” e “Lemba” e fados como “Meu amor abre a janela”, Jussara terá a companhia do baterista Sacha Amback e do pianista Marcelo Costa.

O projeto Unimúsica é uma realização do Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS e em 2013 tem como tema de programação o cancioneiro da língua portuguesa. Neste ano, o Unimúsica conta com a parceria Cultural da Fundação Médica do Rio Grande do Sul.


PRÓXIMOS CONCERTOS

5 de setembro – Ângelo Primon | Olhar o Mar

23 de outubro – Carminho | Alma

7 de novembro – António Zambujo | Quinto


ENCONTRO COM A ARTISTA

Data: 31 de julho – quarta-feira – 20h

Local: Sala II do Salão de Atos da UFRGS - Av. Paulo Gama, 110

Ingresso: Entrada Franca. Inscrições pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br

CONCERTO JUSSARA SILVEIRA | A TRILOGIA DA LUSOFONIA

Data: 01 de agosto – quinta-feira – 20h

Local: Salão de Atos da UFRGS - Av. Paulo Gama, 110

Ingresso: A retirada de senhas pode ser realizada através da troca de 1kg de alimento não perecível por ingresso, a partir de 29 de julho, das 9h às 18h, no mezanino do Salão de Atos da UFRGS ou pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br.

Informações: (51) 3308.3034 | 33083933 | difusaocultural@ufrgs.br

www.difusaocultural.ufrgs.br


Fonte: Coordenação Projeto Unimúsica, através de Lígia Petrucci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário