segunda-feira, 1 de julho de 2013

A CANTORA SUSANA TRAVASSOS E O COMPOSITOR E VIOLONISTA CHICO SARAIVA APRESENTAM TEJO-TIETÊ NO UNIMÚSICA.




A cantora portuguesa Susana Travassos e o compositor e violonista Chico Saraiva lançam o disco Tejo-Tietê na série lusamérica, canções do Projeto Unimúsica. O concerto acontece no dia 04 de julho, às 20h, no Salão de Atos da UFRGS. No dia 03, também às 20h, os artistas conversam com o público na Sala II do Salão de Atos. A mediação do encontro é do jornalista Juarez Fonseca.

O projeto Tejo-Tietê teve início em 2008, durante uma viagem de Chico Saraiva por terras portuguesas. Desde então, foi tomando forma até desembocar no registro e lançamento do disco que chega a Porto Alegre através da série lusamérica, canções do Unimúsica 2013. Com produção musical de Paulo Bellinati, Tejo-Tietê reúne canções originais de Chico Saraiva em parceria com Luiz Tatit, Clóvis Beznos, Brisa Marques e Tiago Torres da Silva, além de obras-primas do cancioneiro português e brasileiro. Na confluência de dois rios tão distantes, um encontro entre Portugal e Brasil pela voz de Susana e o violão de Chico Saraiva.

Tejo-Tietê vem recebendo críticas excelentes tanto na imprensa portuguesa quanto na brasileira, além de integrar programação oficial do Ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal.

Considerado um dos melhores músicos de sua geração, Chico Saraiva revelou-se para o Brasil ao vencer a 6º edição do Prêmio Visa de Música Popular Brasileira na categoria de melhor compositor. Possui quatro discos lançados: Água (MCD/1999), Trégua (Biscoito Fino/2003), Saraivada (Biscoito Fino/2007) e Sobre Palavras (Borandá/2009). Sua música, que evoca elementos da bossa nova, samba, choro, maracatu e baião, incorpora o popular e o regional sem se distanciar da sonoridade refinada de seu violão. Chico Saraiva tem parcerias com Luiz Tatit, Paulo César Pinheiro e já dividiu o palco com artistas como Guinga e Francis Hime. Além do trabalho autoral, Chico dedica-se à pesquisa da música tradicional do Brasil ao lado do grupo paulista A Barca, do qual é co-fundador.

De formação bastante diversificada, a cantora e compositora portuguesa Susana Travassos acumula experiências não só na música como também no teatro. No início da carreira estudou piano e canto lírico e, assim como a cantora Maria João – com a qual, aliás, teve aulas de canto, também frequentou a escola de jazz do Hot Clube de Portugal. Já há alguns anos Susana mantém uma estreita relação com a música popular brasileira. Seu primeiro disco solo, Oi Elis (2008), como o título já indica, é uma aberta homenagem a Elis Regina, que interpreta mantendo, por opção, seu sotaque português. Desde 2009 tem atuado regularmente ao lado de artistas brasileiros como Zeca Baleiro, Toninho Horta, Chico César, Luis Felipe Gama, Zé Paulo Becker, Gabriel Grossi, entre tantos.


SERVIÇO

ENCONTRO COM OS ARTISTAS

Data: 03 de julho – quarta-feira – 20h

Local: Sala II do Salão de Atos da UFRGS - Av. Paulo Gama, 110

Ingresso: Entrada Franca. Inscrições pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br


CONCERTO SUSANA TRAVASSOS E CHICO SARAIVA | TEJO-TIETÊ

Data: 04 de julho – quinta-feira – 20h

Local: Salão de Atos da UFRGS - Av. Paulo Gama, 110


Ingresso: A retirada de senhas pode ser realizada através da troca de 1kg de alimento não perecível por ingresso, a partir de 01 de julho, das 9h às 18h, no mezanino do Salão de Atos da UFRGS ou pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br


Informações: (51) 3308.3034 | 33083933 | difusaocultural@ufrgs.br |www.difusaocultural.ufrgs.br


Fonte: Coordenação Projeto Unimúsica, Departamento de Difusão Cultural e Prorext – UFRGS, através de Lígia Petrucci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário