domingo, 2 de junho de 2013

MARIA JOÃO E MÁRIO LAGINHA NA SÉRIE LUSAMÉRICA, CANÇÕES DO UNIMÚSICA.




Dando continuidade à série lusamérica, canções, o Projeto Unimúsica traz a Porto Alegre os artistas portugueses Maria João e Mário Laginha.

O concerto acontece no dia 06 de junho, às 20h, no Salão de Atos da UFRGS. No dia 05, também às 20h, Maria João e Laginha conversam sobre vida e música em encontro aberto ao público no palco do Salão de Atos.


Consagrados em Portugal e no mundo, a cantora Maria João e o pianista Mário Laginha são reconhecidos por toda parte pela sintonia e cumplicidade que caracterizam o seu trabalho em duo. Em quase duas décadas de atuação, juntos, eles já fizeram centenas de concertos e gravaram mais de dez discos. Iridescente é o mais novo álbum da dupla, fruto de uma encomenda da Fundação Calouste Gulbenkian para um ciclo de Músicas do Mundo. Concebido para uma formação inusual de voz, piano, acordeom, harpa e percussão, nele Maria João assina todas as letras e o tema que dá nome ao disco, enquanto Mário Laginha é responsável pelos demais temas e arranjos. É justamente o repertório de Iridescente que os artistas portugueses apresentam no palco do Unimúsica.

A carreira de Maria João teve início na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal e tem sido pautada pela participação nos mais conceituados festivais de jazz. Possuidora de um estilo único, a cantora tornou-se uma referência no campo da música improvisada. Além de seus trabalhos em parceria com Mário Laginha, gravou, entre outros, os álbuns Sol (1992); João (2007), dedicado ao cancioneiro popular do Brasil; e Amoras e Framboesas (2011), ao lado da Orquestra Jazz de Matosinhos.

Da mesma forma, o pianista Mário Laginha – conhecido por sua versatilidade e enorme riqueza harmônica, melódica e rítmica – mantém outros projetos além deste em conjunto com a cantora Maria João. Do trabalho solo ao quinteto, passando pelo duo com o pianista Pedro Burmester, Laginha atua também no trio criado por ele junto com o contrabaixista Bernardo Moreira e o baterista Alexandre Frazão. Tem obras escritas para diferentes formações, como a Big Band da Rádio de Hamburgo, a Orquestra Filarmônica de Hannover e Orquestra Nacional do Porto.

O projeto Unimúsica é uma realização do Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS e em 2013 tem como tema de programação o cancioneiro da língua portuguesa. Neste ano, o Unimúsica conta com a Parceria Cultural da Fundação Médica do Rio Grande do Sul.


PRÓXIMOS CONCERTOS

4 de julho – Chico Saraiva e Susana Travassos | Tejo Tietê

1 de agosto – Jussara Silveira | Trilogia Lusófona

5 de setembro – Ângelo Primon | Olhar o Mar

23 de outubro – Carminho | Alma

7 de novembro – António Zambujo | Quinto


ENCONTRO COM OS ARTISTAS

Data: 05 de junho – quarta-feira – 20h

Local: Salão de Atos da UFRGS - Av. Paulo Gama, 110

Ingresso: Entrada Franca. Inscrições pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br


CONCERTO MARIA JOÃO E MÁRIO LAGINHA | IRIDESCENTE

Data: 06 de junho – quinta-feira – 20h

Local: Salão de Atos da UFRGS - Av. Paulo Gama, 110


Ingresso: A retirada de senhas pode ser realizada através da troca de 1kg de alimento não perecível por ingresso, a partir de 03 de junho, das 9h às 18h, no mezanino do Salão de Atos da UFRGS ou pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br.


Informações: (51) 3308.3034 | 33083933 | difusaocultural@ufrgs.br www.difusaocultural.ufrgs.br


Fonte: Coordenação Projeto Unimúsica - Departamento de Difusão Cultural, através de Lígia Petrucci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário