terça-feira, 7 de maio de 2013

LANÇAMENTO DE CD BALADA PARA O AVIÃO QUE DEIXA UM RASTRO DE FUMAÇA NO CÉU / ESTÉTICA DO FRIO II, DE CELSO LOUREIRO CHAVES.

Data: 10 de maio – sexta-feira – 20h

Local: Salão de Atos da UFRGS – Av. Paulo Gama, 110

Ingresso: Entrada Franca

Informações: www.difusaocultural.ufrgs.br / 33083034 / 33083933


O músico, compositor e professor do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS Celso Loureiro Chaves lança seu primeiro CD de composições autorais para orquestra de câmara, no dia 10 de maio, às 20h, no Salão de Atos da UFRGS.

O concerto de lançamento contará com a participação da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, sob regência de Antônio-Carlos Borges Cunha, do clarinetista Elimar Blazina e da pianista brasileira Luciane Cardassi, que vem do Canadá para recriar sua performance registrada no CD a partir de apresentação realizada em outubro do ano passado no Theatro São Pedro.

O disco, produzido para a série Música em Performance do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, apresenta duas obras: Balada para o avião que deixa um rastro de fuma no céu e Estética do Frio II. O compositor revela que a Balada foi dedicada ao seu mestre Armando Albuquerque, compositor brasileiro e professor de composição do Instituto de Artes nos anos 1970: “A Balada está impregnada do nosso convívio e dos nossos diálogos um pouco desorganizados, mas que sempre terminavam por revelar algo que eu ainda não sabia”. A peça tem pouco mais de dez minutos de duração e envolve três violas, contrabaixo, harpa, piano, percussão e uma flauta que surge de repente de algum lugar fora do palco. O título que, diz o compositor, “era criticado pelo romancista Cyro Martins por ser muito longo” é uma imagem do outono de 1980, quando a peça foi composta: “naqueles meses de céu muito azul, eram muitos os aviões a deixar rastros sobre a minha cabeça. Sei bem que os aviões não deixam rastros de fumaça no céu, mas sim rastros de vapor condensado. Mas resolvi ficar com a imagem infantil da fumaça no céu, inocente e algo poética”.

A Estética do Frio II, para piano, clarinete e cordas, é uma sequência de três histórias interligadas e foi composta em 2005. As três histórias deságuam umas nas outras, conduzidas pela pianista Luciane Cardassi a partir das memórias do compositor. Para Celso Loureiro Chaves, “há um fio único que perpassa os três movimentos interligados – é o fio da melancolia, da revolta controlada, do caos que tão logo se instala, logo se extingue. São três narrativas. O que contam? Três histórias deixadas incompletas. Nelas e no seu encadeamento, está a atmosfera de Se um viajante numa noite de inverno, o livro de Italo Calvino”. Estética do Frio II é um pequeno concerto para piano e cordas, com o aparecimento, também de surpresa, de um clarinete fora de cena, utilizando o efeito de múltiplas fontes de som ao vivo explorado também na Balada. No lançamento do CD, o clarinetista será Elimar Blazina, tocando ao vivo o que está registrado por ele no CD. Durante a Estética do Frio II é possível ouvir citações de músicas de vários compositores, entre os quais Vitor Ramil, Luiz Melodia, Francis Hime e Hector Berlioz.

A Orquestra de Câmara Theatro São Pedro participa do concerto de lançamento de Balada para o avião que deixa um rastro de fumaça no céu / Estética do Frio II com regência de Antonio Carlos Borges-Cunha. O CD foi gravado nos ensaios e no concerto ao vivo de outubro de 2012 e o que estará no palco é uma recriação fiel daqueles momentos de celebração da música de Celso Loureiro Chaves.

O concerto de lançamento do CD Balada para o avião que deixa um rastro de fumaça no céu / Estética do Frio II, de Celso Loureiro Chaves, é uma realização do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS.

CURRÍCULOS


Celso Loureiro Chaves

Compositor brasileiro, Celso Loureiro chaves é doutor em composição musical pela Universidade de Illinois (EUA), mestre em educação pela UFRGS, bacharel em composição e regência e em arquitetura pela UFRGS. Entre suas obras principais estão Estética do Frio I para orquestra de cordas, Visitações para contrabaixo e orquestra, Cais: aprontos para orquestra, e Gespräch über Bäume para conjunto de câmara. É professor titular do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS e professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. Como pianista, lançou o CD A música para piano de Armando Albuquerque. Seu primeiro livro de crônicas, Memórias do Pierrô Lunar e outras histórias musicais, foi lançado pela L&PM em 2006.


Luciane Cardasse

Pianista brasileira, Luciane Cardassi é Doutora em Música Contemporânea pela Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD), Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharel em Música pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 2007, Luciane vem desenvolvendo projetos em colaboração com compositores, instrumentistas e artistas plásticos no Banff Centre for the Arts, em Banff, no Canadá, onde reside. Entre seus projetos mais recentes encontra-se o concerto multimidia “Going North 2” e o duo “rocKeys”, com a cravista Katelyn Clark, de Montreal. Desde 2009 Luciane é a pianista do grupo de música contemporânea “Rubbing Stone”, de Calgary.


Antonio Carlos Borges-Cunha

Antônio Carlos Borges-Cunha é diretor artístico da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, de Porto Alegre, e seu regente titular. É doutor em música pela Universidade da Califórnia, San Diego, onde estudou com Roger Reynolds, Harvey Sollberger e Brian Ferneyhough. Estudou composição no New England Conservatory, Boston, com Robert Cogan, e também regência com Pascal Verot. No Brasil, seus principais professores foram H.J. Koellreutter, Armando Albuquerque, Arlindo Teixeira e Milton Masciadri. Suas composições têm sido apresentadas na Alemanha, Estados Unidos, Canadá e Uruguai. Seu Concerto para Viola e Orquestra foi estreado pelo violista Ricardo Kubala. Em 2010 recebeu o Prêmio Funarte de Composição por Maxakali para orquestra sinfônica.


Fonte: Departamento De Difusão Cultural - Pró-Reitoria De Extensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário