segunda-feira, 13 de maio de 2013

III Festival de Cinema Baiano divulga filmes selecionados.




Quatorze curtas-metragens foram selecionados para a mostra competitiva do III Festival de Cinema Baiano (Feciba), que acontece em Ilhéus, no Cine Santa Clara, entre os dias 07 e 13 de junho. Com filmes de diversos gêneros, a mostra reunirá produções recém-lançadas e obras premiadas em outras festivais, a maioria em primeira exibição na região. Com a curadoria dos cineastas Henrique Filho e Victor Aziz, os curtas foram selecionados entre 67 inscritos e representam tanto o cinema produzido em Salvador, quanto o realizado no interior do estado.

Vencedor de seis kikitos no Festival de Gramado, “Menino do Cinco”, de Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira, apresenta uma visão peculiar sobre as relações de afeto na classe média. Entre os filmes com prêmios no currículo está o primeiro curta de Henrique Dantas (diretor do premiado longa “Filhos de João”). Em “Ser Tão Cinzento”, ganhador do É tudo verdade 2012 na categoria curta, ele resgata a trajetória de Olney São Paulo e seu filme “Manhã Cinzenta”, que a ditadura tentou aniquilar.

Menino do Cinco



A lista tem ainda dois curtas contemplados no VIII Panorama Internacional Coisa de Cinema: “Arremate”, de Rodrigo Luna, e “A descoberta”, de Ernesto Molinero. O primeiro foi um dos vencedores da categoria curta-metragem, explorando com humor uma história sombria sobre ganância. Enquanto o segundo recebeu uma menção honrosa da Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV), parceira do festival.

Ganhador da última Mostra Possíveis Sexualidades, “O convite”, de Geovane Peixoto, traz para o público os conflitos de um jovem homossexual prestes a se casar com uma mulher. Também é no campo psicológico que se desenrola o totalmente inédito “O menino invisível”, de Murilo Deolino, Danilo Umbelino e Uiran Paranhos, apresentando um morador de rua sistematicamente ignorado pelos passantes, mas que não desiste de sonhar.

O menino invisível



Estreante em festivais, “A cartomante”, adaptação de conto homônimo de Machado de Assis, no qual uma cartomante é o fio condutor de um triângulo amoroso. Na ponta oposta quanto ao currículo está “Desterro”, de Cláudio Marques e Marília Hughes - exibido em 13 festivais, incluindo o recente 10º Indie Lisboa (Portugal) -, que aborda o impacto da construção da usina hidrelétrica de Sobradinho sobre a população removida da região.

Desterro



A lista se completa com os documentários “Amém”, de Marcus Curvello, que lança o olhar sobre uma missa; e “Refluxos”, de Matheus Viana, definido pelo diretor como um filme experimental. A sequência segue com o sensorial “Laje do céu” (Leonardo França); “Luzir de Antanho” (Ronald Souza) e o rompimento de uma relação; o uso do terror na abordagem das consequências de uma perda de “O Monstro” (Rafael Jardim); e “Veraneio” (Leon Sampaio), com sua inesperada paixão adolescente.

O Monstro



O melhor curta eleito pelo júri popular será premiado com R$ 3 mil, enquanto o escolhido pelo júri técnico recebe R$ 2 mil. Serão contemplados com troféus os vencedores nas categorias (júri técnico): direção, fotografia, direção de arte, montagem, trilha sonora, ator e atriz. Os concorrentes contam ainda com o prêmio da Associação Baiana de Cinema e Vídeo / Associação Brasileira de Documentaristas da Bahia (ABCV/ABD-BA).

As mostras competitivas têm acesso gratuito e as sessões acontecerão diariamente. A programação inclui a exibição de longas–metragens com ingressos a preços populares e os filmes serão divulgados em breve. O Festival de Cinema Baiano é uma realização da Voo Audiovisual e da NúProArt, viabilizada pelo Edital Setorial de Audiovisual 2012 da Secretaria de Cultura da Bahia.


Confira lista de curtas selecionados:

- A Cartomante, de Adriano Big

- A Descoberta, de Ernesto Molinero

- Amém, de Marcus Curvelo

- Arremate, de Rodrigo Luna

- Desterro, de Cláudio Marques e Marília Hughes

- Laje do céu, de Leonardo França

- Luzir de Antanho, de Ronald Souza

- Menino do Cinco, de Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira

- O Convite, de Geovane Peixoto

- O Menino Invisível, de Murilo Deolino, Danilo Umbelino e Uiran Paranhos

- O Monstro, de Rafael Jardim

- Refluxos, de Matheus Vianna

- Ser Tão Cinzento, de Henrique Dantas

- Veraneio, de Leon Sampaio

Fonte: Assessoria de imprensa da Quarta Via Comunicação, através de Jane Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário