sábado, 18 de maio de 2013

Fique por dentro! Do filme: ARTIGAS, LA REDOTA (Artigas, La Redota) dirigido por César Charlone.




O idealismo revolucionário é um pensamento que sempre dominou a história do continente latino-americano desde o Descobrimento. Com o filme “Artigas – La Redota” um novo capítulo da História do continente é desvendado a partir do retrato do caudilho uruguaio José Artigas.

Dirigido por César Charlone (indicado ao Oscar de Fotografia por “Cidade de Deus” e codiretor de “Banheiro do Papa”), o filme se passa em 1884, quando o pintor Juan Manuel Blanes (Yamandú Cruz) recebe a ordem de fazer um retrato de José Artigas, morto há 34 anos. O único registro encontrado pelo pintor é um desenho feito 70 anos atrás pelo espião espanhol Guzmán Larra, que havia tentado matar Artigas. Com histórias separadas pelo tempo, Blanes e Larra tentam encontrar o líder que deu origem ao movimento nacionalista do Uruguai na marcha conhecida como La Redota.

A busca dos personagens é uma procura compartilhada pelo próprio diretor em direção aos símbolos do continente. “Nas escolas e repartições públicas do Uruguai, há o retrato do herói José Gervasio Artigas. Se ele é uma figura emblemática, por que há tantas histórias desencontradas?”, questiona-se o diretor uruguaio radicado no Brasil.

“Artigas – La Redota” faz parte do projeto Libertadores, realizado pela Televisão Espanhola (TVE). A emissora patrocinou a produção de oito longas em homenagem ao bicentenário dos eventos revolucionários que resultaram na libertação do continente americano.

“Fizemos o filme para provocar a reflexão e o debate”, afirma Charlone. “E também para entreter as pessoas, para que elas se divirtam vendo um filme que se dedica a investigar, imaginar e a recriar um mito de nosso continente.”


INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Drama, Uruguai, 2011, 118m

SINOPSE: No ano de 1884, o governo uruguaio encomenda ao famoso pintor Juan Manuel Blanes um retrato do libertador José Artigas, o homem que liderou um exército popular no interior do país. O artista utiliza um esboço de 1811, realizado pelo espião espanhol Guzmán Larra para começar sua obra. Setenta anos antes, Larra havia sido contratado para acabar com a vida de Artigas e acabou testemunhando os anseios de seus oito mil companheiros. Os destinos desses três homens se cruzam, mudando a vida de cada um deles e do povo uruguaio.


Trailer

Fonte: www.youtube.com


Premiações

O filme participou da mostra competitiva de filmes estrangeiros do 40º edição do Festival de Cinema de Gramado e ganhou cinco Kikitos, incluindo o de melhor filme:

Melhor filme: "Artigas, la Redota" (Uruguai), de Cesar Charlone

Melhor diretor: Cesar Charlone, por "Artigas, la Redota" (Uruguai)

Melhor ator: Jorge Esmoris, por "Artigas, la Redota" (Uruguai)

Prêmio do júri popular: "Artigas, la Redota" (Uruguai), de Cesar Charlone

Prêmio da crítica: "Artigas, la Redota" (Uruguai), de Cesar Charlone


Direção: César Charlone

Roteiro: César Charlone, Pablo Vierci

Montagem: Daniel Rezende

Fotografia: César Charlone

Elenco: Yamandú Cruz, Jorge Esmoris, Franklin Rodríguez, Gualberto Sosa

Produção: José Maria Morales, Sancho Gracia

Chefes de Produção: Lorena Maffoni, Mirtha Molina

Produção Executiva: Sérgio De León

Montagem: Daniel Rezende

Figurino: Ajeandra Rosaco

Maquiagem: Estela Vallegra

Arte: Daniel Fernández, Mariana Pereira

Som: Fabián Oliver

Música Original: Luciano Supervielle

Ano: 2011

Duração: 118min

País: Uruguai

Cor: Colorido

Distribuidora: Panda Filmes

Estudio: Televisión Española (TVE) / Wanda Films & Lusa Films


O filme “Artigas- La Redota”, dirigido por César Charlone (indicado ao Oscar de Fotografia por “Cidade de Deus” e codiretor de “Banheiro do Papa”) será exibido nos dias 25 e 26 de maio na sala de cinema Ulysses Geremia, localizada no Centro de Cultura Ordovás – Rua Luiz Antunes, 312 Bairro Panazzolo- Caxias do Sul/RS.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Distribuidora: Panda Filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário