quarta-feira, 27 de março de 2013

“Acasaeletrica.doc” tem exibição especial no dia do cinema gaúcho na CCMQ.




No dia do cinema gaúcho (27 de março) e no mesmo ano em que a Casa A Electrica – primeira fábrica de gramofones e a segunda de discos da América Latina – completa 100 anos, a Panda Filmes, em parceria com a Cinemateca Paulo Amorim e o Iecine, vai realizar uma sessão especial do filme “acasaeletrica.doc”, de Gustavo Fogaça. Este documentário, junto com o longa de ficção "A Casa Elétrica" (a ser lançado comercialmente este ano), mostram a saga de Saverio Leonetti e o início da indústria musical brasileira.

Conduzido pelo atores Nicola Siri, Carmela Paglioli e Jean Pierre Noher, o filme conta a história de um dos patrimônios históricos da cidade de Porto Alegre, que iniciou suas atividades, de gravação e prensa de discos, em 22 de junho de 1913. Nessa época, a fábrica localizava-se na casa de seu idealizador no bairro Teresópolis. A loja "A Eletrica", onde os irmãos Leonetti vendiam artigos de armarinho, discos e gramofones, ficava na Rua dos Andradas, no centro da capital.

Ao apresentar entrevistas com músicos e personalidades como Amelita Baltar, Vitor Ramil, Claudio Brito, Raul Lavié, Kevin Johansson, Rodolfo Mederos, Walter Alfaiate, entre outros, o filme também traça um paralelo entre o começo da cena musical popular em Porto Alegre e Buenos Aires, mostrando uma ponte cultural que esses pioneiros construíram com seus sonhos.

A exibição do filme acontece na Sala Eduardo Hirtz, às 20h e será seguida de debate com o diretor Gustavo Fogaça. A entrada é gratuita.



Nicola Siri entrevista Paixão Cortês


A comemoração do Dia do Cinema Gaúcho está relacionada à data da primeira exibição pública do filme O RANCHINHO DO SERTÃO, considerado o primeiro longa-metragem produzido no Rio Grande do Sul. Seu diretor foi o alemão – radicado no estado - Eduardo Hirtz e as sessões foram realizadas nos dias 27 e 28 de março de 1909, no Recreio Ideal, em Porto Alegre.


Confira o trailer

Fonte: www.youtube.com


Fonte: www.pandafilmes.com.br, através de Paola Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário