domingo, 17 de fevereiro de 2013

Acompanhe! A Mostra Audiovisual do 2º Fórum Mundial da Bicicleta.


Fonte: www.google.com.br/imagens


O Fórum Mundial da Bicicleta apresenta, a partir da próxima terça-feira dia 19 de fevereiro, uma mostra de médias e curtas metragens sobre bicicletas e mobilidade, programação que faz parte da 2º edição do evento. A mostra será realizada na sala Eduardo Hirtz da Casa de Cultura Mário Quintana, do dia 19 ao dia 24 de fevereiro sempre às 20h e com entrada franca.

A programação contará com filmes de diversas nacionalidades e com temas que vão de mobilidade urbana e planejamento de cidades até a influência que a bicicleta exerce na visão de mundo de quem começa a pedalar. A mostra será dividida por temas, onde cada dia terá um tema diferente: “O Automóvel na Cidade”, “Cidades e Soluções”, “Violência no Trânsito”, “Massa Crítica”, “Problemas e soluções” e “Pedalar Para Transformar”.

Destaques

Luto em luta, (BRA, 2012, 72') documentário do diretor Pedro Serrano, um dos fundadores do “Viva Vitão”, movimento que surgiu após o acidente que matou o amigo Vitor Gurman aos 24 anos, atropelado na capital paulista, mostra a triste verdade da violência do trânsito brasileiro através do depoimentos de vítimas e familiares. O diretor ouviu especialistas em trânsito, médicos, psicanalistas, buscando todos os lados deste tema.

Contested Streets (E.U.A., 2008, 56') O filme Contested Streets explora a história e cultura de rua da cidade de Nova Iorque, desde o surgimento do automóvel até os dias atuais. Uma análise que mostra como a cidade foi deixando de ser para as pessoas e se transformando em um local pensado para automóveis. Faz uma comparação entre a cidade de Nova Iorque e cidades como Copenhagen e Londres, que cada vez mais limitam os espaços de passagem de carros, demonstrando a melhoria na qualidade de vida dessas cidades.

Nós Somos o Trânsito (We Are Traffic, E.U.A., 1999, 40') narra à história e desenvolvimento da "Massa Crítica" movimento espontâneo de bicicletas - um dos movimentos mais animados e socialmente e politicamente dinâmicos que surgiram nos anos 90. Em mais de 300 cidades em 14 países diferentes, a Massa Crítica se tornou um ritual mensal de recuperar as ruas para o uso da bicicleta. Apresentando os sucessos e fracassos deste movimento único We Are Traffic! mostra como a Massa Crítica reúne completos estranhos em um exuberante espaço público, sem interferências comerciais, cheio de criatividade e imprevisibilidade. Em seus esforços para aumentar a conscientização, a Massa Crítica tanto inspirou e desafiou o público, enquanto muitas vezes confundiram funcionários públicos e departamentos de polícia.

Fonte: Coordenação de Programação e divulgação da Cinemateca Paulo Amorim, através de Mônica Kanitz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário