sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

FESTin recebe inscrições de filmes em língua portuguesa até 31 de dezembro.



Irá ocorrer até 31 de dezembro as inscrições de filmes oriundos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, para a 4ª edição do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, nas categorias de curtas e longas-metragens.

Os filmes concorrentes deverão ser exclusivamente de expressão portuguesa e terem sido finalizados entre janeiro de 2011 e dezembro de 2012, com a duração mínima de setenta (70) minutos no caso dos longas-metragens e a duração máxima de vinte e cinco (25) minutos no caso dos curtas-metragens.

A 4ª edição do FESTin será realizada de 3 a 10 de abril de 2013, no Cinema São Jorge, em Lisboa. Nesta edição, o FESTin dará destaque ao cinema angolano, depois de ter homenageado Moçambique (2010), Portugal (2011) e o Brasil (2012).

Além das duas sessões de competição (longas e curtas-metragens), o festival volta a integrar a Mostra de Cinema Brasileiro, a Mostra de Inclusão Social, além de homenagens, retrospectivas, oficinas e mesas redondas.

Com a intenção de aumentar seu público, o FESTin já foi realizado em Coimbra, Aveiro e Seia - em parceria com o festival Eco-Seia. Pelo segundo ano consecutivo, entre os dias 20 e 25 de novembro, o FESTin apresentou uma mostra de cinema lusófono no Festival Internacional de Cinema da Fronteira, na cidade de Bagé, Brasil, tendo contado este ano com a chancela oficial do Ano de Portugal no Brasil.

O FESTin é produzido pela Padrão Actual, em coprodução com a Fundação Luso-brasileira, a EGEAC e o Cinema São Jorge. Surgiu em 2010, por iniciativa das jornalistas brasileiras Léa Teixeira e Adriana Niemeyer, e do médico português Victor Serra, com o intuito de celebrar a cultura lusófona através do cinema, num ambiente de partilha, intercâmbio e inclusão social, proporcionando o acesso do público a filmes que dificilmente chegam aos circuitos comerciais.

Consultar o regulamento completo em: www.festin-festival.com

Fonte: FESTin Festival, Sala de Imprensa, através de Léa Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário