sábado, 24 de novembro de 2012

REALIZADORES LANÇAM MANIFESTO NO IV FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DA FRONTEIRA.

Manifesto para o desenvolvimento do cinema em Bagé marcou as atividades do Festival



Um ato simbólico e de caráter político marcou a programação do IV Festival Internacional de Cinema da Fronteira. Na quinta-feira (22) à noite, no Da Maya Espaço Cultural, os realizadores lançaram uma série de indicações ao poder público no sentido de desenvolver o cinema em Bagé, e desenvolver Bagé através o cinema. O ato contou com a presença de 100 espectadores do Festival de Cinema da Fronteira.

Após a explanação de representantes do Festival, do Instituto Federal Sul Rio Grandense (IFSul), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e dos realizadores, o Manifesto do Cinema em Bagé foi lançado. Dentre agradecimentos e reconhecimentos, o apelo pela criação de uma Film Comission, a instalação de um estúdio e laboratórios de áudio e vídeo na Secretaria Municipal de Cultura, a criação de um projeto modelo RodaCine municipal, o fortalecimento do Programa Cinema da Fronteira, a expansão do Festival Internacional de Cinema da Fronteira e a criação de um curso de Cinema na Unipampa.

Festival Internacional de Cinema da Fronteira

Desde 2009 artistas, ativistas e amantes da sétima arte se encontram em Bagé, cidade do interior do Rio Grande do Sul e próxima à fronteira com o Uruguai. Nos dois primeiros anos foram realizadas mostras não competitivas de curtas-metragens, com o apoio da prefeitura municipal e de realizadores independentes. Desde 2011, no entanto, o evento se tornou maior e mais ousado, com duas mostras competitivas, uma regional e outra internacional. Todas as atividades são gratuitas e possuem uma proposta de incontestável relevância para toda a região Sul do país. O Festival Internacional de Cinema da Fronteira é uma promoção da Prefeitura Municipal de Bagé – Secretaria Municipal de Cultura, com produção da Primeiro Corte Produções. O apoio é da Unipampa, Ifsul, Urcamp e Cabanha da Maya.

SERVIÇO

Lançado Manifesto do Cinema em Bagé

IV Festival Internacional de Cinema da Fronteira

De 20 a 25 de novembro de 2012

Bagé – Rio Grande do Sul – Brasil

www.festivaldafronteira.com.br

Fonte: Phosphoros Novas Ideias, através de Adriano Cescani e Robledo Milani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário