quinta-feira, 22 de novembro de 2012

PRIMEIRO DIA DO IV FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DA FRONTEIRA REÚNE GRANDE PÚBLICO.



A exibição do filme de abertura “Artigas, La Redota”, com a presença do diretor César Charlone, atraiu um público de aproximadamente 400 pessoas ao Centro Histórico Vila de Santa Thereza. No ato inaugural, autoridades destacaram o potencial do município em relação ao cinema antes de uma apresentação de Candombe alusiva ao Dia da Consciência Negra. O Festival de Cinema da Fronteira acontece em Bagé até o próximo domingo, dia 25 de novembro.

Ao ar livre, o público marcou presença para prestigiar a obra de Charlone que procura retratar quem poderia ter sido o homem por traz do mito do General José Artigas, libertador da República do Uruguai.

O secretário municipal de Cultura, Sapiran Brito, entregou o troféu Rainha da Fronteira ao cineasta homenageado do Festival de Cinema da Fronteira minutos antes da exibição. Antes disso, os discursos entusiasmados do diretor artístico do Festival, o cineasta Zeca Brito, do vice-prefeito de Bagé, Carlos Alberto Fico e do cônsul do Uruguai em Bagé emocionaram o público. Em seguida, o grupo de Candombe La Unión, da cidade de Melo, brindou os presentes com a apresentação do ritmo negro mais popular do Uruguai.

Abaixo fotos da exibição do primeiro filme e do diretor César Charlone. Crédito: Calvin Furtado.







Festival Internacional de Cinema da Fronteira

Desde 2009 artistas, ativistas e amantes da sétima arte se encontram em Bagé, cidade do interior do Rio Grande do Sul e próxima à fronteira com o Uruguai. Nos dois primeiros anos foram realizadas mostras não competitivas de curtas-metragens, com o apoio da prefeitura municipal e de realizadores independentes. Desde 2011, no entanto, o evento se tornou maior e mais ousado, com duas mostras competitivas, uma regional e outra internacional. Todas as atividades são gratuitas e possuem uma proposta de incontestável relevância para toda a região Sul do país. O Festival Internacional de Cinema da Fronteira é uma promoção da Prefeitura Municipal de Bagé – Secretaria Municipal de Cultura, com produção da Primeiro Corte Produções. O apoio é da Unipampa, Ifsul, Urcamp e Cabanha da Maya.

Fonte: Phosphoros Novas Ideias, através da Assessoria de Imprensa: Adriano Cescani e Robledo Milani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário