domingo, 25 de novembro de 2012

CARLOS GARDEL E A GÊNESE DO TANGO-CANÇÃO.

Arthur de Faria.


Com a mediação de Luís Augusto Fischer, o Núcleo de Estudos da Canção apresenta “Carlos Gardel e a gênese do tango-canção”, na próxima segunda-feira, dia 26 de novembro, às 19h.

O protagonista da noite será o tango, a personagem, Carlos Gardel e o convidado para comentar essa história, Arthur de Faria. O músico e pesquisador falará sobre a genealogia do tango-canção argentino, em paralelo à do samba brasileiro, a partir de pesquisa realizada para a publicação do livro/CD Carlos Gardel, para a Folha de S. Paulo. Buenos Aires. Rio de janeiro. Argentina. Brasil. Em ambos os países se contava uma mesma história através de distintos gêneros: a cultura popular tomava forma no “cruzamento novo-mundista de culturas dos europeus imigrados com as dos negros escravizados”.

A apresentação será intercalada com trechos da música portenha e da biografia de seu companheiro de noite, Carlos Gardel. Para participar da sessão, acesse www.difusaocultural.ufrgs.br e inscreva-se, clicando na aba “agendamento”, no site da Difusão Cultural.

O Núcleo de Estudos da Canção é uma realização do Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O quê: Carlos Gardel e a gênese do tango-canção, com Arthur de Faria.

Data: 26 de novembro – segunda-feira – 19h

Local: Sala Fahrion – 2º andar do prédio da reitoria da UFRGS, av. Paulo Gama, 110.

Ingresso: Entrada Franca – inscrições no site www.difusaocultural.ufrgs.br

Fonte: Departamento de Difusão Cultural - Pró-Reitoria de Extensão, através de Julia A. Zortéa.

Realização:

Nenhum comentário:

Postar um comentário