sábado, 20 de outubro de 2012

CRÍTICA E CANÇÃO EM PAUTA NO NÚCLEO DA CANÇÃO DA UFRGS.

Vista muitas vezes com desconfiança pelos artistas mais inseguros, o papel da crítica é fundamental para a vitalidade de uma cultura. Incentivando artistas a refletirem continuamente sobre seus próprios trabalhos, identificando tendências e estéticas em jogo, apontando características importantes a serem notadas nas obras ou mesmo servindo de referência relativamente segura quanto as quais obras merecem certo desprendimento de tempo – nesta época de pouco tempo e aparentemente muitas possibilidades de escolha –, a crítica de arte, sobretudo quando rigorosa e desimpedida, é uma instância destacada no diálogo entre os artistas e seu público.

No encontro do Núcleo de Estudos da Canção do dia 22 de outubro, teremos o prazer de reunir três grandes nomes da faceta mais dinâmica da crítica artística: o jornalismo cultural. Responsável por informar, opinar e atualizar constante e concomitantemente o público, essa intersecção de crítica, jornalismo e arte tem importância notável no universo da canção popular e na realidade cultural da cidade de Porto Alegre. Renato Mendonça, jornalista e escritor, Marcelo Ferla, jornalista especializado na área musical, e Carlos André Moreira, crítico de literatura no jornal Zero Hora, são nossos convidados para o debate.

Renato Mendonça


Marcelo Ferla


Carlos André Moreira


Ao longo da conversa, serão convidados a falar sobre canção popular (ontem e hoje), o papel e a possibilidade da crítica, possíveis caminhos de criação e debate, além de quantos outros assuntos os três convidados se dispuserem a refletir. A mediação fica ao cargo de Guto Leite, poeta e estudioso de Canção Popular na UFRGS.

O Núcleo da Canção é uma promoção da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS / Departamento de Difusão Cultural e tem a coordenação dos professores Luciano Zanatta e Luís Augusto Fischer.

CRÍTICA E CANÇÃO

Data: 22 de outubro, segunda-feira, às 19h

Local: Sala II do Salão de Atos

Ingresso: Entrada Franca. Inscrições pelo site www.difusãocultural.ufrgs.br

Fonte: Departamento de Difusão Cultural, através de Lígia Petrucci. Realização

Nenhum comentário:

Postar um comentário