segunda-feira, 29 de outubro de 2012

BANDA MANTIQUEIRA NO ENCERRAMENTO DO UNIMÚSICA 2012.

Inspirada na orquestras de Severino Araújo, Thad Jones, Count Basie e Duke Ellington, a Banda Mantiqueira é saudada por Luis Fernando Verissimo como agrande “biguibandi” brasileira. Depois de lotar o Salão de Atos da UFRGS em sua apresentação no Projeto Unimúsica 2008, a Mantiqueira, liderada pelo clarinetista, saxofonista, compositor e arranjador Nailor Azevedo Proveta, retorna a Porto Alegre para o encerramento da série orquestras e big bands do Unimúsica. O concerto acontece no dia 1º de novembro, às 20h, no Salão de Atos da UFRGS. No mesmo dia, às 16h, os músicos realizam um ensaio aberto no palco do Salão de Atos.

Em atividade há mais de vinte anos, a orquestra paulista já dividiu o palco com músicos como Paquito D’Rivera, Joshua Redman, César Camargo Mariano, Nelson Ayres, Hermeto Pascoal, entre tantos outros, e vem desenvolvendo uma memorável parceria com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, registrada em três diferentes álbuns. Além dos discos com a OSESP, a Mantiqueira tem ainda Aldeia (1998), Bixiga (2000) e Terra Amantiquira (2005), que recebeu o Prêmio Tim de Melhor Álbum de Música Instrumental em 2006. Somando-se a isso as duas indicações ao Grammy, as diversas turnês pelo Brasil e pelo exterior, os concertos lotados – como aqui, em 2008 – e as resenhas entusiasmadas, é possível se ter uma ideia do lugar que a Mantiqueira ocupa na história da música instrumental do país.

No encerramento da série orquestras e big bands do Unimúsica teremos uma nova oportunidade para conferir de perto o virtuosismo dos quatorze instrumentistas-solistas da Mantiqueira e os inspirados arranjos de Proveta – e de seu principal colaborador, o violonista e contrabaixista Edson Alves. O repertório da noite traz algumas das composições apresentadas em 2008, junto a outras, que vão desde clássicos de Caymmi, Pixinguinha e Luiz Gonzaga até peças recentes dos próprios Edson Alves e Proveta.

Banda Mantiqueira


Nailor Azevedo Proveta


O Projeto Unimúsica é uma promoção da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS – Departamento de Difusão Cultural. Parceria Cultural: Rádio minima.fm e UFRGS TV. Apoio cultural: FM Cultura, TVE, Casa de Cinema de Porto Alegre, Pâtissier e Person Piano.

ENSAIO ABERTO

Data: 01 de novembro – quinta-feira – 16h

Local: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)

Ingresso: Inscrições pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br a partir de 22 de outubro

CONCERTO

Data: 01 de novembro – quinta-feira – 20h

Local: Salão de Atos da UFRGS

Ingresso: A retirada de senhas pode ser realizada através da troca de 1kg de alimento não perecível por ingresso, a partir de 29 de outubro, das 9h às 18h, no mezanino do Salão de Atos da UFRGS ou pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br

Fonte: Departamento De Difusão Cultural - Pró-Reitoria De Extensão, através de Julia A. Zortéa

Nenhum comentário:

Postar um comentário