sábado, 27 de outubro de 2012

2º Fela Day RS - Homenagem ao mestre Fela Kuti e ao Afrobeat.



Misto de maestro, arranjador e compositor, e também um músico de talento irretocável no sax e nos teclados, embora tendo o trompete como instrumento original. Band leader de voz marcante e performances viscerais. Filho problemático de uma família da pequena cidade de Abeokuta transformado em fundador de uma das repúblicas autogestionadas mais famosas no mundo, Kalakuta. No epicentro dos regimes autoritários nigerianos, candidato heterodoxo e cassado nas eleições presidenciais de seu país. Filho de mãe com forte ativismo feminista numa África falocêntrica e de pai severo e influente, herdou um corpo cuja força e expressividade fizeram com que ele se transformasse num dos nomes de maior projeção internacional dentre aqueles nascidos no continente negro, isso tanto por sua capacidade criativa quanto por sua capacidade de sobreviver e zombar dos inúmeros atentados aos quais foi exposto. Polígamo, usuário e apologista declarado da cannabis, admirado sem concessões por gente do porte de Miles Davis - que chegou a declarar que o futuro próximo da música lhe pertenceria em função da sua inventividade atroz e contagiante. Contraditório e paradoxal como todo homem que vive seu tempo com ganas de ganhá-lo à vera tende a ser. Tanto o fundador de uma das tradições musicais mais empolgantes do último século como um dos artistas mais febrilmente perseguidos de sua época. Nasceu no dia 15 de outubro de 1938 e morreu louco e doente no dia 02 de agosto de 1997. Mas pudera: sua biografia, não fosse absolutamente real, figuraria na lista das maiores ficções entre abismos. Fela 'Anikulapo' Kuti, o homem que carregava a morte e a vida no bolso. A ele, nossos Outubros.

A VooDoo volta a homenagear um de seus maiores inspiradores: no dia 27 de outubro, a partir das 23 horas, no Carlitu's Bar, Juliano Oster & Dr. Caiaffo oferecem uma pista especialmente dedicada à passagem radiante de Fela Kuti pelo pavilhão da história, uma homenagem ao seu afrobeat e também ao seu legado transcontinental desdobrado em gêneros e experiências musicais diversas, legado hoje capilarizado nos quatro cantos do mundo através daqueles que compreenderam não somente sua música, mas a liberdade intensiva que ela angaria e suscita. Em nosso simulacro do Shrine, como já de tradição desde o primeiro ano da festa, no ponto de virada mais energético da noite, teremos novamente LIVE ACT com Roger Canal e convidados + makeup by Bianca Duarte (https://www.facebook.com/makeupbiancaduarte) para embelezar rainhas e reis do porvir.

Preparem-se para libertar suas forças mais ancestrais.

SERVIÇO

VooDoo no Carlitus

2º Fela Day RS - Homenagem ao mestre Fela Kuti e ao Afrobeat

Seletores: Oster & Dr. Caiaffo

Live Act com Roger Canal (trompete/efeitos), Kayzee Fashola (Nigéria/vocais), Dr. Caiaffo (beats), Celinho Brack (percussão) e convidados

Quando: 27/10, sábado, 23h

Local: Carlitus Bar (Getúlio Vargas, 94 - Menino Deus)

Quanto: R$ 25 na hora | R$ 15 antecipado

Fonte: festavoodoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário