domingo, 2 de setembro de 2012

LETIERES LEITE E ORKESTRA RUMPILEZZ NO UNIMÚSICA

ORKESTRA RUMPILEZZ

Contemplada com quatro editais de circulação no Brasil, com os prêmios da Música Brasileira 2010 nas categorias Revelação e Melhor Grupo Instrumental e com o Prêmio Bravo! 2010 de Melhor Álbum Popular, a big band baiana Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz já é uma referência para a música instrumental brasileira.

A prestigiada formação chega à série orquestras e big bands do Unimúsica através do Programa Petrobras Cultural, que patrocina a circulação da Rumpilezz por diversas cidades brasileiras. Em Porto Alegre, o concerto acontece no dia 06 de setembro, às 20h, no Salão de Atos da UFRGS. No dia 05 de setembro, também às 20h, o maestro compositor e arranjador Letieres Leite ministra workshop no palco do Salão de Atos.

Formada em 2006 por Letieres, a Orkestra criou sua linguagem originalíssima a partir de duas grandes influências: de um lado a percussão de matriz africana e de outro, a sonoridade e os improvisos do jazz. A proposta musical do conjunto é tão consistente que tem até mesmo correspondência na palavra inventada para designá-lo – Rumpilezz, uma fusão dos nomes dos três atabaques do candomblé (Rum, Pi e Lé) com z dobrado do jazz.

Contabilizando Letieres, que é também saxofonista e flautista, são vinte músicos no palco, divididos em instrumentos de percussão (atabaques, surdos, timbaus, caixa, agogô, pandeiro, caxixi) e naipes de sopros (trompetes, trombones, saxofones alto, tenor e barítono e tuba). Juntos, eles reinventam a rica tradição da percussão afro-baiana, que tem seu começo nos toques sacros do candomblé, passa pelos sambas do recôncavo até chegar nas grandes agremiações percussivas como Ilê Aiyê e Olodum. O concerto que será apresentado no Unimúsica integra a turnê “Feira de 7 Portas” e deve incluir no repertório músicas inéditas, como Das arábias e Feira de 7 portas.

No workshop do dia 05 estarão presentes cinco músicos da Orkestra, que, sob a orientação de Letieres, realizarão prática de conjunto ao lado dos participantes inscritos a partir dos métodos de pesquisa do maestro.

Fundador da Academia de Música da Bahia e atual Coordenador da Escola de Música da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Letieres Leite foi durante muitos anos, colaborador de Ivete Sangalo e responsável pelos arranjos de alguns de seus maiores sucessos, como Festa, Empurra-empurra e Abalou.

O Projeto Unimúsica é uma promoção da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS – Departamento de Difusão Cultural. Parceria Cultural: Rádio ínima.fm e UFRGS TV. Apoio cultural: FM Cultura, TVE, Casa de Cinema da Porto Alegre, Pâtissier e Person Piano.

WORKSHOP

Data: 05 de setembro – quarta-feira – 20h

Local: Salão de Atos da UFRGS - Av. Paulo Gama, 110

Ingresso: Entrada Franca. Inscrições pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br

CONCERTO

Data: 06 de setembro – quinta-feira – 20h

Local: Salão de Atos da UFRGS - Av. Paulo Gama, 110

Ingresso: A retirada de senhas pode ser realizada através da troca de 1kg de alimento não perecível por ingresso, a partir de 03 de setembro, das 9h às 18h, no mezanino do Salão de Atos da UFRGS ou pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br

Informações: (51) 3308.3034 / 3308.3933 • www.difusaocultural.ufrgs.br

Fonte: Departamento de Difusão Cultural, através de Lígia Petrucci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário