quinta-feira, 27 de setembro de 2012

JUAN SCHELLEMBERG E ORQUESTRA NO UNIMÚSICA 2012 – SÉRIE ORQUESTRAS E BIG BANDS.



O tango, um dos gêneros de predileção dos brasileiros, não poderia deixar de estar presente em uma série dedicada às orquestras. Sucesso nacional no Brasil nas décadas de 30 e 40 e atração constante nas casas noturnas, confeitarias e cafés do Rio Grande do Sul, o ritmo portenho era, segundo o músico e jornalista Arthur de Faria, tocado e dançado até mesmo na Bahia. Desde então, mesmo tendo passado por períodos de maior ou menor popularidade, nunca deixou de figurar entre as nossas mais caras possibilidades de escuta. A incumbência de trazer para o Unimúsica a linguagem do tango recaiu sobre o maestro uruguaio Juan Schellemberg.

Compositor, arranjador e exímio pianista, Schellemberg usará sua larga experiência em formação de orquestras para montar uma inédita apresentação em Porto Alegre. Repetindo boas experiências já acontecidas em Montevidéu e Havana, ele regerá um conjunto de cordas, sopro e percussão composto por músicos da OSPA, além do bandonéon de Nario Recoba e do violão de Davi Covalesky. O programa escolhido por Schellemberg desenha sua trajetória na composição, contemplando canções escritas nos anos noventa, peças instrumentais já registradas nos álbuns Sin régua (2006) e Acrata (2008) e temas que farão parte de seu próximo disco, ainda em produção.

No concerto do Unimúsica, que acontece no dia 04 de outubro, às 20h, no Salão de Atos da UFRGS, Juan Schellemberg receberá como convidados especiais dois grandes amigos, os porto-alegrenses Richard Serraria e Marcelo Delacroix. No dia 03, também às 20h, os músicos realizam ensaio aberto no palco do Salão de Atos.

ENSAIO ABERTO

Data: 03 de outubro – quarta-feira – 20h

Local: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)

Ingresso: Entrada Franca. Inscrições pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br

CONCERTO

Data: 04 de outubro – quinta-feira – 20h

Local: Salão de Atos da UFRGS

Ingresso: A retirada de senhas pode ser realizada através da troca de 1kg de alimento não perecível por ingresso, a partir de 01 de outubro, das 9h às 18h, no mezanino do Salão de Atos da UFRGS ou pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br

Informações: (51) 3308.3034 / 3308.3933 • www.difusaocultural.ufrgs.br

‏Fonte: Coordenação Projeto Unimúsica/Departamento de Difusão Cultural, através de Lígia Petrucci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário