sábado, 22 de setembro de 2012

Festival Internacional de Cinema Infantil reúne 100 filmes de 24 países.

Fonte: www.google.com.br/imagens

O Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) trará 100 filmes de 24 países a partir desta sexta-feira (21). O festival ocorre até o dia 30 de setembro em São Paulo, Campinas e Santos e depois passa por Rio de Janeiro e Niterói (de 24 de setembro a 2 de outubro), segue para Natal (5 a 14 de outubro), Aracaju e Salvador (19 a 28 de outubro) e termina em Brasília e Belo Horizonte (1 a 11 de novembro).

Dos filmes trazidos pelo Festival Internacional de Cinema Infantil, que está em sua décima edição, 70% são inéditos no território nacional.

“Temos um público gigantesco de 20 milhões de crianças e somente 20% deste total vão ao cinema”, explica Carla Camurati, que dirige o evento ao lado de Carla Esmeralda. “É importante este trabalho de formação de plateia para aumentar esta base. Todos os anos fazemos parcerias com escolas públicas e projetos sociais para levar crianças ao cinema, a maioria pela primeira vez”, completa.

Nesta décima edição, o festival apresenta novidades com a estreia de dois novos programas. Um deles é a “Sessão Contada”, que receberá – durante a projeção de “Keshu” (Índia, 2009), “Tony 10” (Holanda, 2012) e “O pequeno detetive e os fantasmas” (Croácia, 2011) – um profissional da área artística para ler o filme em português enquanto ele é exibido. Já “Conversa no Cinema” apresentará filmes recém-estreados seguidos de um papo entre o público e um membro da equipe do filme. Os brasileiros “O diário de Tati” (Mauro Farias) e “31 minutos” (Álvaro Diaz e Pedro Peirano), ambos lançados em 2012, inauguram a programação.

No “Programa Internacional”, que reúne filmes inéditos especialmente dublados para o FICI, serão exibidas as produções franco-belga “Zarafa” (2012), a holandesa “Alfie, o pequeno lobisomem” (2011), e a indiana “Meu nome é Kalam” (2010), além das “Animações Fantásticas Dinamarquesas” com os média-metragens “Tigre e Tatuagem” (2010) e “O segredo da flor de gelo” (2011).

“Zarafa” e “Meu nome é Kalam” são os filmes que integram este ano a sessão “O Pequeno Jornalista”, que após a exibição promove um debate entre um jornalista convidado e as crianças, que irão escrever e debater sobre o filme em questão.

Um dos programas mais concorridos do FICI, a sessão “Dublagem ao vivo” contará este ano com três filmes holandeses – “Quais são as chances?”, “O homem mais forte da Holanda” e “A família Trom” – e o indiano “O Circo”. Enquanto o filme é exibido, a dublagem é feita por profissionais, em tempo real, dentro da sala de exibição, permitindo à plateia acompanhar e conhecer de perto o trabalho dos dubladores.

O FICI dá ainda uma segunda chance aos pequenos para conferir grandes sucessos da telona com uma seleção especial nas mostras “Se você ainda não viu”, que reúnem clássicos como “Zé Colméia”; animações em 3D (“Piratas Pirados” e “Operação Presente”), os brasileiros “Uma professora muito maluquinha”, “Garoto cósmico” e “Eu e meu guarda-chuva”, e ainda o “Especial Disney” com “Valente”, “Tinker Bell”, “Carros 2”, “A Bela e a Fera” e “O Rei Leão".

Assista! Ao trailer do filme: O diário de Tati, que faz parte da programação do Festival.
Fonte: www.youtube.com

Serviço

Festival Internacional de Cinema Infantil

Quando: de 21 de setembro a 11 de novembro

Onde: São Paulo, Campinas, Santos, Rio de Janeiro, Niterói, Natal, Aracaju, Salvador, Brasília e Belo Horizonte

Quanto: Diversos

Mais informações: http://www.festivaldecinemainfantil.com.br/2012/

Fonte: http://guia.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário