sábado, 18 de agosto de 2012

Acompanhe! O último dia “19/08” da VI JORNADA BRASILEIRA DE CINEMA SILENCIOSO.

** exibição do filme "O Gabinete do Dr. Caligari" na plateia externa do Auditório Ibirapuera.



** Salão das Novidades e muito mais!

*** Entrada Gratuita

A VI Jornada Brasileira de Cinema Silencioso acontece até o dia 19/08, domingo, na Cinemateca Brasileira, com entrada gratuita em todas as atividades e sessões.

Na programação das atividades paralelas contamos com o SALÃO DAS NOVIDADES – série de atrações que reencenam a natureza popular do cinema dos primeiros tempos com a forte presença do circo, do vaudeville, do teatro de bulevar e de outros gêneros de espetáculo. O Salão evoca esse universo ao apresentar o cinema como amplificação de experimentos desenvolvidos em diferentes espetáculos populares como: A Mulher Barbada, o Homem Cachorro, o Homem Foca, O Ilusionista, o mágico Ching Ling, Cartomante, entre muitas outras atrações.

O evento conta ainda com a parceria de músicos que acompanham ao vivo as principais sessões da Jornada na Cinemateca, como o mineiro PAULO SANTOS (da banda UAKTI) e os Solistas da Camerata Aberta.

Para encerrar as atividades da VI JORNADA BRASILEIRA DE CINEMA SILECIOSO, o público é convidado a assistir o clássico “O Gabinete do Dr. Caligari” de Robert Wiene, ao ar livre, na plateia externa do Auditório Ibirapuera, no domingo, dia 19/08, às 19h, com acompanhamento musical de Mário Manga.

Pátio da Cinemateca Brasileira – 19 de agosto das 16h às 21h (entrada livre). Antes de confirmar sua hegemonia no mundo do entretenimento mercantilizado, antes de ter um lugar instituído na cidade, a “sala de cinema”, ele era uma atração entre outras nas feiras, quermesses e salões. Nesse cinema dos primeiros tempos é forte a presença do circo, do vaudeville, do teatro de bulevar e de outros gêneros de espetáculo. Na VI Jornada, o público conta com uma série de atrações que reencenam a natureza popular do cinema dos primeiros tempos por meio de apresentações, performances e circo como A Mulher Barbada, Teatro dos Bonecos, Tenda de Caligari, O Ilusionista, entre outros.

Serviço

Filme “O Gabinete do Dr Caligari “, com Acompanhamento de Mário Manga
Domingo, às 19h, na plateia externa do Auditório do Ibirapuera
Entrada Gratuita



AUDITÓRIO IBIRAPUERA
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº
Parque do Ibirapuera – portão 2
Outras informações: (11) 3223-3966
www.auditorioibirapuera.com.br

CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207
Próximo ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)
www.cinemateca.gov.br

Programação

19.08 | DOMINGO

ÁREA EXTERNA

16h Salão das novidades

SALA CINEMATECA BNDES

17h Esposa e Mártir (versão original musicada por Henny Vrieten)



19h O Águia Branca

SALA CINEMATECA PETROBRAS

18h30 O Jovem Pastor

AUDITÓRIO IBIRAPUERA

19h O Gabinete do Dr Caligari | Acompanhamento Mário Manga



MÚSICOS CONVIDADOS

CAMERATA ABERTA: grupo residente da Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim dedicado ao repertório do século XX e XXI. Formado por 16 músicos especializados nas – flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone, dois percussionistas, dois pianos, dois violinos, viola, violoncelo e contrabaixo.

MÁRIO MANGA: formado em Composição pelo Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Fundou os grupos “Premeditando o Breque” e “Musica Ligeira”. Produziu diversos artistas como Ivan Lins, Chico César, entre outros. Compôs trilhas sonoras para cinema, peças de teatro, documentários, seriados e circo. Foi diretor musical do Festival de Musica Popular Brasileira da TV Cultura em 2005. Compõe, arranja, produz, toca violoncelo, bandolim, violão, cavaquinho, violão tenor, mas onde ele se diverte mesmo é na guitarra elétrica.

PAULO SANTOS: um dos integrantes do grupo mineiro Uakti, conhecido por utilizar instrumentos musicais não convencionais, construídos pelo próprio grupo. Além desse trabalho, Paulo desenvolveu também uma parceria com o vídeo maker Eder Santos para o Poscatidevenum (1993), espetáculo multimídia para o qual foram criadas imagens projetadas e um vídeo de documentação, que acabou gerando o CD “Música para Performances”, concentrando algumas passagens de composições de trilhas para vídeos e performances de Eder Santos, premiados no Brasil e no exterior. Em 2008 dividiu o palco com a banda paulista Hurtmold no Festival Eletronika, em Belo Horizonte, onde participou com instrumentos de sopro e percussão em algumas músicas do sexteto. A parceria rendeu ainda mais duas apresentações.

Fonte: www.atticomunicacao.com.br, através de Valeria Blanco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário