quinta-feira, 21 de junho de 2012

“SINUCA DE BICO” E “APANHADOR SÓ” NO NÚCLEO DA CANÇÃO DA UFRGS.

Bandas são uma fonte costumeira de canções. Do trabalho coletivo surgem as mais variadas formas de elaboração do gênero músico-literário brasileiro por excelência. Mas como trabalham as bandas? A banda é a soma dos indivíduos e é também onde se dissolvem as individualidades. A banda tem uma cara, um jeito, uma personalidade que lhe é própria, para além das dos seus integrantes. A edição de junho do Núcleo da Canção pretende ver de perto de que forma duas bandas de Porto Alegre, de diferentes gerações, produzem suas canções. De um lado, a Sinuca de Bico. Do outro, a Apanhador Só. O encontro acontece no dia 25 de junho, às 19h, na Sala Fahrion, com mediação de Luciano Zanatta.

Formada em 2007 por músicos que tocam juntos em outras formações desde 1998, a Sinuca de Bico lançou seu primeiro disco, Tá todo mundo errado, menos eu, em 2011. Este trabalho, que reúne canções de autoria da banda, recebeu o Açorianos de Melhor Instrumentista em MPB para Maurício Nader, além do Prêmio Revelação de 2012. Todas as músicas do disco já fazem parte da programação das principais rádios do Rio Grande do Sul como Ipanema FM, Rádio Pop Rock FM, e Rádio Cultura FM.

Sinuca de Bico


Em atividade desde 2006, a Apanhador Só lançou seu primeiro álbum, Apanhador Só, em 2010. Com inúmeros elogios nas principais publicações culturais brasileiras, o disco constou nas listas de melhores daquele ano, além de render à banda os Prêmios Açorianos de Melhor Álbum Pop, Melhor Produtor Musical para Marcelo Fruet e Melhor Projeto Gráfico para Rafael Rocha. Também disponível gratuitamente no site, o disco Apanhador Só atingiu a impressionante marca de mais de 50 mil downloads em um ano.

Apanhador Só



Serviço

Sinuca de Bico e Apanhador Só – a Canção de Banda
25 de junho, segunda-feira, às 19h
Sala Fahrion (2º andar da Reitoria – Campus Central da UFRGS – Av. Paulo Gama, 110)
Entrada Franca. Inscrições através do site www.difusaocultural.ufrgs.br
Informações: 51 - 3308.3034 / 3308.3933

O Núcleo de Estudos da Canção é uma promoção da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS / Departamento de Difusão Cultural.


Fonte: Lígia Petrucci - Departamento de Difusão Cultural, UFRGS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário