quarta-feira, 21 de março de 2012

Editora Sextante Recomenda: Sabor do Brasil, de Alice Granato e Sergio Pagano

Fonte: www.google.com.br/imagens

A culinária se distingue da gastronomia pelos seus diferentes territórios. Enquanto a primeira trata das receitas e da arte de cozinhar, a outra se ocupa do conhecimento teórico e prático desse universo, vale dizer, do envolvimento cultural e do prazer de comer. Deliciosamente intitulado Sabor do Brasil, este livro pertence à segunda categoria. Muito bem escrito por Alice Granato e com fotografias extraordinárias de Sergio Pagano - tem edição primorosa. No Brasil, poucas obras gastronômicas já reuniram tantas qualidades.
É um livro fundamentado em reportagens sobre o interior do país, algo raro entre nós. Para produzi-lo, os autores levantaram a vocação natural de cidades e regiões, seus produtos genuínos e influências, visitaram mercados e feiras, observaram os modos de consumo, suas gentes e os artistas que retrataram esses locais, ouviram e fotografaram pessoas.
Em Manaus, o chef francês Jérôme Louis Dardillac ensinou a fazer um Carrê de Tambaqui com Crosta de Castanha-do-pará; Beth Beltrão, do Virada’s do Largo, de Tiradentes, mostrou como preparar um legítimo Tutu à Mineira; Dadá, festejada chef da Bahia, filha de Oxum, falou das comidas que agradam cada orixá; e assim por diante.
Sabor do Brasil desvenda o riquíssimo universo da nossa cozinha regional sob um ponto de vista contemporâneo, com receitas à base de ingredientes locais, porém trabalhadas de maneira atualizada. Isso acentua a sua condição documental e a certeza de que será uma obra de referência para quem quiser conhecer melhor a nossa cultura gastronômica e, ao mesmo tempo, realizar uma viagem gostosa pelo Brasil afora.

Dados

344 páginas
24 x 30 cm
Capa dura
R$ 89,90

Sobre o autor

Alice Granato e Sergio Pagano

Nascida em São Paulo, em 1973, a jornalista Alice Granato vive no Rio de Janeiro desde 2003. Começou sua carreira como repórter do Jornal da Tarde e de O Estado de S. Paulo. Foi editora assistente da revista Veja e correspondente da revista Gula por sete anos. Colaborou com algumas das maiores publicações do país, como a revista Época, a Serafina, da Folha de São Paulo, a Revista O Globo, entre muitas outras. Hoje é correspondente da revista Gosto no Rio de Janeiro e continua a escrever para diversos veículos de comunicação. “O meu maior encantamento é a cultura em todos os seus aspectos”, diz. Seu portfólio virtual está reunido no site www.alicegranato.com.

Sergio Pagano nasceu fotógrafo entre vanguardistas dos anos 1970 em Milão, sua terra natal, viveu depois em Paris clicando astros de música pop e, nesse embalo, foi apresentado aos trópicos pelo Rock in Rio I. Em 1986 mudou-se de vez para o Rio de Janeiro. Entrou no país pela porta principal do mercado editorial de arquitetura e decoração. Fez história por aqui na Claudia, Casa Vogue, AD e Elle, que o introduziu em duas outras especialidades: viagem e gastronomia. Comida virou a sua marca registrada. Publicou 30 livros de dar água na boca, com chefs como Claude Troisgros, Emmanuel Bassoleil, Olivier Anquier, Roberta Sudbrack e Luciano Boseggia. Pagano mistura a plasticidade dos pratos com a vontade de comê-los. Trabalhar com Sergio é um exercício de criatividade. “O clique para mim é o ponto final da história.” Bom apetite.

Patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário