domingo, 11 de março de 2012

Buddy Holly “o dia que a música morreu ”! (3 de fevereiro de 1959).

“O dia que a música morreu ”!
Fonte: www.google.com.br/imagens

3 de fevereiro de 1959, foi “o dia que a música morreu” (the day the music died), segundo Don McLean (compositor americano).
Buddy Holly (22 anos), Ritchie Valens (17 anos) e J.P. “The Big Bopper” Richardson (28 anos) morreram quando o avião monomotor que os levava em direção a Moorhead (Minnesota) sofreu um acidente por volta da 1h da madrugada.
Na noite anterior o trio se apresentou no Surf Ballroom na cidade de Clear Lake (Iowa, Estados Unidos). Naquela noite, o ônibus que transportou os três músicos estava ‘caindo aos pedaços’ e sem sistema de aquecimento, foi então que Buddy pediu um avião para ir até a próxima cidade da turnê.
Quando Valens e J.P. Richardson ficaram sabendo, não pensaram duas vezes e foram disputar seus lugares com o baixista da banda de Buddy, Waylon Jennings e o guitarrista Tommy Allsup. J.P. conseguiu sua poltrona no lugar de Jennings, e Valens ganhou de Allsup, no cara ou coroa.

Fonte: www.google.com.br/imagens

Charles Hardin Holley nasceu em Lubbock, Texas, no dia 7 de setembro de 1936. Mais conhecido Buddy Holly, foi um cantor e compositor estadunidense e pioneiro do rock and roll. Embora seu sucesso tenha durado apenas um ano e meio antes de sua morte no acidente aéreo de 1959.

Buddy Holly deixou suas impressões inconfundíveis no rock, “Peggy Sue” e “That”ll Be The Day” são algumas de suas músicas mais conhecidas. Buddy é descrito pelos críticos como "a força criativa mais influente dos primórdios do rock". Seus trabalhos e inovações inspiraram e influenciaram tanto seus contemporâneos quanto futuros músicos, entre eles: The Beatles, The Rolling Stones, Don McLean e Bob Dylan, exercendo uma contribuição significante na música pop.

“Pelo menos as primeiras 40 canções nossas (The Beatles) escrevemos sob a influência de Buddy Holly”.

- Paul McCartney.

O nome de Buddy foi um dos primeiros a serem incluídos no Hall da Fama do Rock and Roll quando de sua fundação em 1986. Em 2004, ele foi listado pela revista Rolling Stone na 13ª colocação entre os "Maiores Artistas de Todos os Tempos".

“Peggy Sue”

Fonte: www.youtube.com

Fonte: http://whiplash.net/materias/biografias, Wikipédia, a enciclopédia livre e www.osarmenios.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário