sábado, 10 de março de 2012

8º FESTIVAL DE VERÃO DO RS DE CINEMA INTERNACIONAL.


Teve início no último dia 8 de março, o 8º Festival de Verão do RS de Cinema Internacional. O Rio Grande do Sul até o dia 15 de março estará sendo invadido pela oitava vez por filmes vindos de todas as partes do mundo. Filmes inéditos, diretores, produtores e profissionais da área cinematográfica de diversos países chegaram ao estado para discutir e apresentar o que vem sendo produzido no cinema mundial. Estão sendo realizadas atividades gratuitas, como aulas magnas, workshops, debates e palestras.

É uma grande chance para se ter acesso gratuito a títulos de diretores consagrados e de novas promessas da cinematografia internacional e de se conhecer a produção cultural para além dos blockbusters.

Como já é tradicional, uma sessão de cinema na Travessa dos Cata-ventos da CCMQ abriu a programação do Festival. A exibição foi no dia 8 de março (quinta-feira), às 20h, com entrada franca. O filme escolhido foi Xingú (inédito nas salas comerciais), de Cao Hamburger, exibido recentemente no Festival de Berlim. Protagonizado pelos atores João Miguel (que participou da exibição do filme, no dia 08), Caio Blat e Felipe Camargo, o filme recupera a saga dos irmãos Villas-Boas pelo interior do Brasil, até a fundação do Parque Nacional do Xingú, na região amazônica.

Entre os destaques da programação do Festival está uma mostra com seis longas do cineasta francês François Truffaut, (Beijos Proibidos, Domicílio Conjugal, Atirem no Pianista, A Sereia do Mississippi, O Amor em Fuga e A História de Adele H) e a exibição do documentário Pina 3D, do alemão Wim Wenders. Além disso, está em cartaz O Moinho e a Cruz, do polonês Lech Majevski (já exibido no festival Lume Filmes), La Délicatesse, com Audrey Tautou, e vários outros títulos brasileiros: Uma Longa Viagem, de Lúcia Murat, vencedor do Festival de Gramado; A Febre do Rato, de Cláudio Assis; Girimunho, de Clarissa Campolina e Helvécio Marins Jr, e Sudoeste, de Eduardo Nunes.

O 8º Festival de Verão do RS de Cinema Internacional reunirá ao todo, mais de 50 filmes, que estão sendo exibidos em cinemas de Porto Alegre, Passo Fundo, Bagé, Guaíba, Rio Grande e Pelotas. Para obter o roteiro completo com o horário dos filmes, acesse: www.festivalveraors.com.br

Fonte: www.ccmq.com.br, www.bastiao.net e www.festivalveraors.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário