segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Fique! Por dentro, através da “DMV” Comunicação: Mostra de Cinema Nigeriano "Bem-Vindo a Nollywood: Tunde Kelani" acontece de 18/11 a 04/12 em São Paulo.

De 18 de novembro a 04 de dezembro, São Paulo recebe a mostra de cinema nigeriano "Bem-Vindo a Nollywood: Tunde Kelani". Com curadoria da vietnamita que mora na Nigéria, Bic Leu, Diretora de Operações do Del-York International, e do brasileiro, Alex Andrade, produtor e pesquisador, a mostra será exibida na Cinemateca Brasileira e no Cine Olido. Haverá também uma sessão especial no dia 20/11 no Pólo Educativo e Cultural de Heliópolis.

O evento homenageará e exibirá nove longas de um dos maiores diretores de Nollywood Tunde Kelani, que virá para o Brasil acompanhar a mostra. A indústria cinematográfica da Nigéria, conhecida como Nollywood, produz cerca de 2.500 filmes por ano com estimativa de arrecadação de 250 milhões de dólares no mesmo período. Num país em que a expectativa de vida é de 50 anos e a renda de boa parte da população não ultrapassa US$ 1 por dia, verificar que 90% da população declara assistir um filme por semana chega a ser surpreendente.

A produção da Nigéria é realizada em diferentes línguas (inglês, iorubá, hausa, entre outros dialetos locais). Nollywood explodiu no início da década de 90 e hoje está em primeiro lugar no ranking mundial quando o critério é quantidade de filmes produzidos, na frente de Hollywood e Bollywood.

Os filmes nigerianos sofrem influência do melodrama indiano, das telenovelas latinas, dos filmes de terror de baixo orçamento (americanos e britânicos) e dos filmes de gangster de Hong-Kong. Além disso, há produções profundamente enraizadas nas tradições culturais e sociais das comunidades tribais. Com estratégias criativas de produção, distribuição e exibição, Nollywood tem muito a oferecer para outras cinematografias mundiais.

A 1° Mostra de cinema nigeriano "Bem-Vindo a Nollywood: Tunde Kelani" é uma realização da Kinopedia e Del-York International e conta com o copatrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e com o apoio do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante, Pólo Educativo e Cultural de Heliópolis, UNAS Heliópolis e Cinemateca Brasileira.

Diretor Tunde Kelani

Casal do Filme “Arugba”, com exibição prevista para o dia 22/11 às 17h no Cine Olido

Acompanhe amanhã: A programação completa da mostra por salas e as sinopses dos filmes.

Fonte: ATTI Comunicação e Ideias

Mais informações pelo site: www.bemvindoanollywood.com.br

Patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário