quinta-feira, 17 de novembro de 2011

FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa realiza a sua primeira itinerância em Coimbra, de 22 a 26 de novembro.


O FESTin viaja até Coimbra para apresentar uma mostra de sua 2ª edição.
De 22 a 26 de novembro, o FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa viaja até Coimbra para apresentar uma mostra da 2ª edição, que decorreu em maio passado no Cinema São Jorge, em Lisboa. As sessões terão lugar no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e na Casa das Artes, sempre com entrada livre.
Contando com o apoio do Cine Clube Fila K, nesta primeira itinerância do FESTin o público de Coimbra terá a oportunidade de assistir a uma seleção de 6 longas e 34 curtas-metragens que estiveram em competição em Lisboa e que constituem uma amostra da produção cinematográfica dos países lusófonos entre 2009 e 2010.

O curta-metragem Constança (Portugal, 2010) abre, de forma simbólica, a mostra do FESTin em Coimbra, no dia 22 de novembro, às 21h00, no Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha, com a presença do realizador José de Castro. Inspirado no poema homónimo de Eugénio de Castro, o filme aborda a história de amor de Pedro e Inês na perspectiva de Constança, a esposa legítima do príncipe e futuro rei de Portugal. O aclamado documentário brasileiro Dzi Croquetes (Brasil, 2009) fecha a primeira noite com a trajetória deste irreverente grupo carioca que marcou a cena artística ao desafiar tabus sociais e sexuais na década de 70.
Destaque ainda na programação para a mesa-redonda A língua portuguesa, o cinema e as suas fronteiras: a existência de outras linguagens e idiomas, seguida da projeção do curta timorense Letter to my Mom (Timor-Leste, 2010), de Francisca Maia, que terão lugar no dia 24 de novembro, às 18h00, na Casa das Artes. O documentário vencedor da 2ª edição do FESTin, Hortas di Pobreza (Guiné-Bissau/Portugal, 2010), de Sara de Sousa Correia, será exibido no mesmo dia às 21h30, no Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha.
O documentário Complexo – Universo Paralelo (Portugal, 2010), de Mário Patrocínio, vencedor do Prémio Internacional de Direitos Humanos do Festival Artivist – Hollywood, encerra a Mostra do FESTin em Coimbra, no dia 26 de novembro, às 22h00.

O FESTin regressa ao Cinema São Jorge para a 3ª edição de 9 a 20 de maio de 2012.

Até 31 de janeiro decorrem as inscrições de filmes de expressão portuguesa para as sessões de competição de curtas e longas-metragens. O FESTin é organizado pela Padrão Atual, em parceria com a Fundação Luso-Brasileira e a EGEAC - Cinema São Jorge.

Histórico do FESTin.

O FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa surgiu em 2010, com o objetivo de celebrar e fortalecer a cultura lusófona através do cinema, num ambiente de partilha, intercâmbio e inclusão social.
A 1ª edição do FESTin ocorreu em Maio de 2010, durante a Semana Cultural da CPLP, em Lisboa. O programa integrou a exibição de quarenta e um filmes, sendo em competição vinte e três curtas e sete longas-metragens. Além dos filmes, ocorreram ainda oficinas e mesas redondas com o intuito fomentarem a reflexão sobre o contributo do cinema para o reforço dos laços que unem os oito países.
Em 2011, o festival ganhou autonomia e passou a contar com a parceria da EGEAC – Cinema São Jorge e da Fundação Luso-Brasileira, entidade responsável pela organização de quatro edições da Mostra do Cinema Brasileiro que, desta forma, passou a estar representado unicamente no FESTin. A 2.ª edição do FESTin ocorreu de 26 de Abril a 1 de Maio de 2011, no Cinema S. Jorge, em Lisboa, e contou com a exibição de 78 produções dos oito países da Comunidade de Países da Língua Portuguesa, que foram vistos por mais de 3000 espectadores.
Para além das sessões competitivas de longa e curtas-metragens e de mostras temáticas paralelas, o FESTin promove ainda, todos os anos, debates e oficinas para crianças e jovens, com o intuito fomentar a reflexão sobre o contributo do cinema para o reforço dos laços que unem os oito países.

ORGANIZAÇÃO E APOIOS

ORGANIZAÇÃO E PRODUÇÃO

Padrão Atual

COPRODUÇÃO

Fundação Luso-Brasileira e EGEAC - Cinema São Jorge

APOIO INSTITUCIONAL

Ministério da Cultura
Missão do Brasil junto à CPLP
Embaixada do Brasil

PARCERIA

Tiara Park Atlantic
Fundação EDP
Fundação Calouste Gulbenkian
Metro de Lisboa
Câmara Municipal de Lisboa
Turismo de Lisboa
Zagope
Estúdios Quanta
Casa do Brasil de Lisboa
Universidade Lusófona
O Boticário
STP Airways
Klapt Produtora
Hard Rock Café Lisboa
Quinta das Hidrângeas
Faria & Bento
Vitalis
Conselho Nacional de Cineclubes
Companhia de Atores
Ampliarte
Federação Internacional de Cineclubes
Congresso Brasileiro de Cinema
Festival Internacional de Cinema de Luanda

MEDIA PARTNER

SAPO
RDP África
Grande Plano
TV Globo Portugal
RTP 2

Acompanhe durante nossas postagens, entrevistas e a programação completa do FESTIN | MOSTRA COIMBRA.

Fonte: FESTin | Assessoria de Imprensa, através de Catarina Coelho

Maiores informações: www.festin-festival.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário