terça-feira, 11 de outubro de 2011

“O Pequeno Nicolau”: Uma homenagem do Blog A Hora do Cinema, para o Dia da Criança.

O Pequeno Nicolau é um filme infantil de Laurent Tirard, que tem como objetivo revigorar o gênero, pois, o diretor não faz muito uso da fórmula tradicional, e sim uma mistura da comédia infantil de fácil compreensão, juntamente com um embasamento mais adulto, com isso o filme consegue atingir todas as faixas etárias. Diferente do filme Onde Vivem os Monstros, que também é um bom filme, porém, faz uso de uma linguagem bastante complexa, ficando de difícil compreensão por parte das crianças.
O diretor, Laurent Tirard, usa de várias linguagens para contar sua história. Primeiramente, ela é contada pelo ponto de vista do garoto, Nicolau. Todas as perspectivas são infantis, e consequentemente, imaginárias e por vezes hilariantes. Segundo, a trilha sonora, composta por Klaus Badelt (Piratas do Caribe), serve como uma alavanca para os momentos cômicos, e também para os dramáticos. E terceiro, a fórmula usada, é revigorar a cada momento, ou seja, fazer as piadas serem mais engraçadas ao decorrer do desenvolvimento da trama.


Ficha Técnica:

Título: O Pequeno Nicolau (Le Petit Nicolas);

Direção: Laurent Tirard;

Origem: França;

Roteiro: Alain Chabat, Laurent Tirard e Grégoire Vigneron, baseado na HQ de René Goscinny e Jean-Jacques Sempé;

Elenco: Máxime Godart, Valérie Lemercier, Kad Merad, Sandrine Kiberlain, François-Xavier Demaison, Michel Duchaussov, Daniel Prévost, Vincent Claude, Charles Vaillant, Victor Carles, Benjamin Averty, Germain Petit Damico;

Ano de Produção: 2009;

Gênero: Infantil, Comédia;

Classificação: Livre;

Duração: 91 m.

Sinopse

Nicolau (Maxime Godart) leva uma vida tranquila, sendo amado por seus pais e com diversos amigos, com os quais se diverte muito. Um dia ele surpreende uma conversa entre os pais, a qual faz com que ele acredite que sua mãe está grávida. Ele logo entra em pânico, pois acredita que assim que o bebê nascer ele não mais receberá atenção e será abandonado na floresta, assim como ocorre na história do Pequeno Polegar.
Para escapar desse terrível destino, embarca em uma campanha para mostrar aos seus pais que ele é indispensável. Mas não dá muito certo. Desesperado, ele decide mudar de tática. Nicolau e seus amigos desastrados surgem com diversos planos. Mas uma última surpresa aguarda o Pequeno Nicolau.

Trailer

Fonte: www.youtube.com

Fonte: www.cineweb.com.br, http://cinesom.wordpress.com, http://cinema.uol.com.br e www.adorocinema.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário