sábado, 15 de outubro de 2011

O cinema brasileiro está de luto, Leon Cakoff morreu ontem aos 63 anos em São Paulo.

Leon Cakoff
Fonte: www.google.com.br/imagens

Leon Chadarevian nasceu em 12 de junho de 1948, na Síria naturalizou-se brasileiro, foi um crítico de cinema. Veio para o Brasil com a família quando tinha oito anos. Por problemas com o regime militar, devido à sua atuação política, adotou Cakoff como pseudônimo. Formou-se pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Casou-se com Renata de Almeida.
Leon Cakoff acabou dedicando-se primeiramente ao cinema, como crítico, e a partir de 1974 fez as programações cinematográficas do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Em 1977criou a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo para comemorar os 30 anos do MASP. Desde então, A mostra vem sendo editada todos os anos, independente do museu, desde 1984.
Em 2000, em sociedade com Adhemar Oliveira, formou a distribuidora “Mais Filmes”.
Em seus últimos anos apresentou o programa Mostra Internacional de Cinema na Cultura, junto com Renata de Almeida, trazendo diferentes convidados.
Leon Cakoff faleceu ontem (14 de outubro de 2011) aos 63, em decorrência de um melanoma, um tipo agressivo de câncer de pele que atingiu o cérebro.

Filmografia:

- Volte sempre, Abbas (1999) - curta-metragem com codireção de Renata de Almeida, um registro da visita do cineasta iraniano Abbas Kiarostami à mostra.
- Bem-vindo a São Paulo (2004) - organizou o longa-metragem que tem a participação de vários diretores que mostram a sua versão sobre a cidade.

Produção Literária:

- Ainda temos tempo - quinze crônicas sobre o cinema e o próprio Leon.

Fonte: www1.folha.uol.com.br, http://ultimosegundo.ig.com.br e Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário