segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Fique! Por dentro, através da “DMV” Comunicação: Discutir Israel e Palestina, através de um filme que une esporte e política.

Com toques de humor, ironia, amargura, inconformismo, esperança e desesperança, o documentário "Sobre Futebol e Barreiras" usa a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, para abordar o conflito entre Israel e Palestina.
Filmado durante a Copa, em diversas cidades de Israel, o filme mostra personagens interessantes das duas culturas e como a política norteia tudo na região, até a escolha do time de futebol.
João Carlos Assumpção, codiretor do longa-metragem afirma, "O Arturo Hartmann (um dos diretores), que estuda o conflito, foi para Israel passar uns meses em estudo e ficou impressionado de ver como todos gostavam de futebol. E foi aí que decidimos fazer o filme".
Um dos personagens mais interessantes é Zahi Armaly, considerado o melhor futebolista da história de Israel. Zahi é israelense, mas não judeu. É árabe. E causou polêmica ao vestir a camisa de Israel nos anos 80, mas se recusando a cantar o hino nacional.
Outras aparentes contradições surgem. Como a de Gregory, um judeu que dá um depoimento emocionante sobre sua chegada a Israel com o pai sionista (movimento político e filosófico que defende a existência de um Estado judaico independente). Ele conta no longa-metragem que torce pela seleção Alemã. Mas ressalta que depois da Copa, guardou a camisa.
"Se o Hitler visse o time da Alemanha hoje, meu Deus! Seis ou sete estrangeiros...", comenta o jovem no longa-metragem.

Ficha Técnica

Título: Sobre Futebol e Barreiras;

Direção: João Carlos Assumpção, Arturo Hartmann, Lucas Justiniano e José Menezes;

Produção: Brasil, 2011;

Classificação: Livre.

Trailer

Sobre Futebol e Barreiras - Teaser from Olé Produções on Vimeo.

Fonte: http://vimeo.com

Fonte: www.webnoticia.com.br, www.iberoamerica.net e www1.folha.uol.com.br

Patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário