terça-feira, 30 de agosto de 2011

Jeferson De, diretor que faz parte dessa nova safra de grandes diretores do cinema brasileiro.

Jeferson De.
Fonte: www.google.com.br/imagens

Cineasta paulista nascido em 1969 e formado em cinema pela ECA/USP, ele é militante da causa negra no cinema brasileiro. Em 2005, lançou o manifesto Dogma Feijoada, uma análise histórica sobre a produção audiovisual dos negros no Brasil, que depois gerou o livro Dogma Feijoada e o Cinema Negro Brasileiro. Dirigiu quatro curtas-metragens, trabalhou também como editor e finalizador em produções para a TV de canais como MTV e SBT. Em 2003, fundou a produtora Barraco Forte, que produz, entre outras coisas, reportagens e projetos de ficção para a televisão. No mesmo ano, dirigiu o curta-metragem Carolina, vencedor do prêmio de melhor curta-metragem e Prêmio da Crítica no Festival de Gramado.
Sua estreia em longas-metragens foi em 2010 com o filme Bróder, cujo roteiro foi selecionado para o VI Laboratório de Roteiros do Instituto Sundance. O filme recebeu o Prêmio da Crítica de melhor longa-metragem, além dos prêmios de melhor direção de arte, de som e fotografia no Festival de Paulínia de 2010.
Em entrevista exposta no site do Estadão, Jeferson De destacou a comunidade do Capão Redondo, em São Paulo, onde o filme Bróder foi realizado, como sendo a grande contribuição para o sucesso de crítica que o filme recebeu em 2010. Não apenas o diretor, mas o elenco em geral foi unânime em destacar que o tempo que ficaram no Capão Redondo, antes da rodagem, apenas sentindo o ambiente, foi decisivo para o entendimento do filme que iria ser feito.
Polêmico, porém, criativo Jeferson De tem como uma das suas principiais características, pensar seus filmes a partir de músicas. Foi assim com seu curta Distraída para a Morte, inspirado na canção homônima de Otto.

Filmografia selecionada:

Bróder (2010). Prêmio de melhor filme, melhor diretor, melhor ator – Caio Blat –, melhor montagem e melhor trilha musical no Festival de Gramado (2010). Prêmio da Crítica de melhor longa-metragem no Festival de Paulínia de 2010, além dos prêmios de melhor som, direção de arte e fotografia;

Narciso Rap (2004). Curta-metragem selecionado para a mostra brasileira do Festival de Clemont-Ferrand, na França;

Carolina (2003). Melhor curta-metragem e Prêmio da Crítica no Festival de Gramado;

Distraída para a morte (2001). Curta-metragem selecionado para os festivais de Gramado e Oberhausen, na Alemanha;

Gênesis 22 (1999). Curta-metragem selecionado para o Festival de Brasília.

Na Premiação do 38° Festival de Cinema de Gramado - 2010.
Fonte: www.google.com.br/imagens

Aí está um pequeno relato profissional de Jeferson De, diretor que faz parte dessa nova safra de grandes diretores do cinema brasileiro.


Fonte: www.racabrasil.uol.com.br, www.filmeb.com.br, www.estadao.com.br e www.cinema.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário