terça-feira, 7 de junho de 2011

Cena Antológica no filme Amargo Pesadelo

Título: Amargo Pesadelo;

Lançamento: 1972 (EUA);

Direção: John Boorman;

Atores: Jon Voight, Burt Reynolds, Ned Beatty, Ronny Cox;

Duração: 109 m;

Gênero: Drama.


Sinopse e comentário:

O rio Chatooga nos montes Apalaches vai ser represado e com isso um lindo vale será destruído. Como última aventura, quatro amigos: Lewis Medlock (Burt Reynolds), Ed Gentry (Jon Voight), Drew Ballinger (Ronny Cox) e Bobby Trippe (Ned Beatty), homens extremamente urbanos resolvem fazer uma última aventura descendo as corredeiras do rio, em busca de adrenalina, emoção e maior contato com a natureza. Essa aventura começa a se complicar quando dois desses amigos tomam a dianteira no rio, distanciando-se dos outros. Porém, o fato inusitado do filme, foi o primoroso *Duelo de cordas Violão e Banjo*, que ocorre de maneira inesperada no filme.
O filme estava sendo rodado no interior dos Estados Unidos. O diretor fez a locação de um posto de gasolina onde aconteceria uma cena entre vários atores, contracenando com o proprietário do posto, que morava com sua mulher e filho (este era autista e nunca saía do terreno da casa). Num dos cortes para refazer a cena do abastecimento, um dos atores (Ronny Cox) que sendo músico sempre andava acompanhado do seu instrumento de cordas aproveitando o intervalo da gravação e já tendo percebido a presença de um garoto que dedilhava um banjo, na varanda da casa começou a repetir a sequência musical do garoto. Como houve uma "resposta musical" por parte dele, o diretor captou a importância da cena e mandou filmar.

Alguns detalhes: - O garoto é verdadeiramente um autista, e ele não estava nos planos do filme; O pai do garoto curtindo através da dança, o duelo dos instrumentos; A felicidade da mãe captada numa janela da casa, e a reação autêntica de um autista quando o ator quer cumprimentá-lo.



Fonte: www.youtube.com

Fonte: www.vivacinema.com.br, www.adorocinema.com e www.filmesdecinema.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário