terça-feira, 3 de maio de 2011

Diretor de fotografia

O diretor de fotografia é o técnico de cinema responsável pela forma como o guião (em Portugal) ou roteiro (no Brasil) cinematográfico é transposto para a película ou vídeo, na forma de fotografia.
A produção é feita segundo as suas orientações técnicas. Consoante aquilo que é pretendido pelo realizador, o diretor de fotografia tenta manter um padrão técnico e artístico da imagem.
Para isso, o seu trabalho inclui a seleção, aprovação e direção de utilização do equipamento, como a câmara de filmar, o negativo (nos casos de um filme captado em película), a câmera de vídeo (nos casos de um filme captado em bitola digital), as lentes e filtros a usar e o equipamento de iluminação.
Em alguns casos, tem também a responsabilidade de examinar e aprovar os locais onde serão feitas as filmagens, trabalhando em conjunto com o diretor artístico (cenários, vestuário, adereços), o continuísta e os técnicos de maquiagem, do ponto de vista da fotografia.
A mais conhecida associação de cinematografistas é a American Society of Cinematographers (A.S.C.).

ADRIANO GOLDMAN
Fonte: www.google.com.br/imagens

Diretor de fotografia do filme “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”, com vasta experiência em comerciais, videoclipes e especiais para DVD.


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre e www.academiabrasileiradecinema.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário