domingo, 10 de abril de 2011

A primeira vez a gente nunca esquece:

Fonte: www.google.com.br/imagens


Aconteceu no dia 8 de julho de 1896 na Rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro, a primeira exibição de cinema no Brasil, sendo que um ano depois já existia no Rio de Janeiro uma sala fixa de cinema, aberta pelo imigrante italiano Paschoal Segreto. Essa primeira exibição ocorreu aproximadamente seis meses após a apresentação dos irmãos Lumière, na Europa.
Era um período em que a família Segreto, tinha o domina do meio cinematográfico no Brasil. A constante falta de energia elétrica nessa época, era um empecilho para o desenvolvimento dos cinemas, no Brasil. Em 1898 Afonso Segreto produziu a primeira filmagem em terras brasileiras, uma tomada da Baía de Guanabara, e em 1899, ele (Afonso Segreto) faz a primeira filmagem de São Paulo durante a celebração da unificação da Itália.
Na primeira década do século XX, predominaram filmagens documentais, sobre aspectos da realidade nacional, incentivadas pelos próprios exibidores de cinema. Na ficção, são feitos filmes policiais, sobre crimes da época, e comédias de costume, sobre a sociedade carioca. A maioria dos astros do cinema nacional era de estrangeiros, oriundos do teatro.
A partir de então começam a surgir produtores e exibidores com respaldo de grupos capitalistas, como aconteceu com Auler, que funda o Cine Teatro Rio Branco. É o momento do primeiro desenvolvimento das salas de exibição no Brasil, para criar uma demanda mais regular de produtos cinematográficos. Nessa ocasião o cinema europeu e o americano tornaram-se industrialmente e comercialmente mais sólidos, passando a disputar mercados externos. Os franceses predominavam até então com as empresas Gaumont e Pathé.

Este é um resumo das primeiras exibições cinematográficas, realizadas no Brasil, tendo como objetivo demonstrar como foi o processo histórico de nosso cinema.

Paschoal Segreto
Fonte: www.google.com.br/imagens


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre, www.coladaweb.com, www,tomatsfilmes.blogspot.com e www.telabr.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário