quarta-feira, 6 de abril de 2011

O primeiro ator a ganhar um Óscar.

Emil Jannings
Fonte: www.google.com.br/imagens

Emil Jannings, nome artístico de Theodor Friedrich Emil Janenz, nascido em 23 de Julho de 1884, foi um ator suíço e o primeiro vencedor do Óscar de Melhor Ator. Ele venceu o prêmio da Academia de 1928, por dois filmes, Tentação da Carne e O Último Comando. Também estrelou A Última Gargalhada, de Friedrich Wilhelm Murnau.
Nascido em Rorschach, Suíça, de mãe alemã e pai norte-americano, Emil Jannings, como ator de teatro, teve uma carreira promissora em Hollywood terminada quando os filmes sonoros fizeram de seu forte sotaque alemão difícil de entender. Ele voltou para a Europa, onde estrelou com Marlene Dietrich no clássico O Anjo Azul.
Durante o Terceiro Reich, Emil Jannings teve um papel ativo na propaganda nazista significando com isso que ele estava proibido de trabalhar e condenou qualquer tentativa de retorno aos Estados Unidos. Muito competente em assuntos financeiros, Emil Jannings foi um dos atores mais bem pagos de sua época.
Morreu de câncer em Strobl, Áustria, aos 65 anos de idade. Seu Oscar agora está em exibição no Filmmuseum em Berlim, Alemanha.

Fonte: www.infopedia.pt, www.cinema.sapo.pt, Wikipédia, a enciclopédia livre, www.cinemenu.com.br e www.cinedica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário