terça-feira, 8 de março de 2011

Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre

Fonte: www.google.com.br/imagens

No ano de 2005, surgiu a ideia de promover um festival inédito no Brasil, mais precisamente no município de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, dedicado ao gênero fantástico (ficção científica, fantasia e horror).
O festival acontece no mês de outubro, e durante o evento são exibidos ao público em geral, por uma semana, filmes nacionais e internacionais de curta e longa-metragem, entre clássicos e contemporâneos. Na Mostra Competitiva, ocorrem homenagens a cineastas do gênero, também está entre as atividades do evento gaúcho sobre o cinema sobrenatural, a realização de oficinas de especialização. O Festival tem a produção do cineasta porto-alegrense Davi de Oliveira Pinheiro, com realização do Clube de Cinema de Porto Alegre e V2 Produções, recebendo o apoio da Cinemateca Paulo Amorim, Sala P. F. Gastal e Cine Santander Cultural.
Mais de mil pessoas conferiram a primeira edição do festival em 2005, foram exibidos mais de 26 filmes do gênero em película e DVD. A seleção reuniu produções aclamadas por público e crítica, como Scanners (1981), de David Cronenberg e Nosferatu (1979), de Werner Herzog, além de obras cultuadas como Suspiria (1977), de Dario Argento, O Homem de Palha (1973), de Robin Hardy e Santa sangre (1989), de Alejandro Jodorowsky.
O evento vem crescendo em importância e aumentando com isso o interesse do público espectador, por conta de sua dinâmica programação, também está atraindo a atenção da mídia em geral, tais como tv, rádio, jornal, revista, e internet.
Em São Paulo na capital, já possui seu Festival similar, intitulado SP Terror que em 2011 entrará para sua IIIª edição, o evento paulistano também, vem alcançando um crescimento semelhante ao festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre.

Segue a lista de alguns clássicos que ja foram exibidos, durante algumas edições do festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre:

Almas Gêmeas (1994), de Peter Jackson, The Beyond (1981), de Lucio Fulci, Terra dos Mortos (2005), de George A. Romero, Canibal Holocausto (1980), de Ruggero Deodato, A Bruma Assassina (1980), de John Carpenter, A Casa dos Maus Espíritos (1959), de William Castle, Repulsa ao Sexo (1965), de Roman Polanski, À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964), de José Mojica Marins, entre outros grandes sucessos do gênero.

Fonte: www.fantaspoa.com, www.fantasporto.com, wikipedia.org, www.estadao.com.br e www.spterror.com

2 comentários:

  1. Legal o blog!! Parabéns!!! Sucesso!!

    ResponderExcluir
  2. Você sabe que tem aí o site do Fantasporto, o festival internacional de cinema do porto? Não tem nada a ver com o festival em Porto Alegre, ou melhor já teve, porque quando se iniciou, em 81 era só sobre o cinema fantástico.

    ResponderExcluir