segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Spike Lee


Fonte: www.google.com.br/imagens


Shelton Jackson Lee, mais conhecido como Spike Lee, é um ícone do cinema afro-americano. Nascido em Atlanta, Geórgia nos Estados Unidos, em 20 de março de 1957, ele além de ser um grande diretor, também produz, atua e ainda sobra tempo para se dedicar como escritor. Entre seus filmes se destacam Faça a coisa certa de 1989 e Malcolm X de 1992, ele também é um reconhecido documentarista. Ensina cinema na Universidade de Nova Iorque. A mídia especializada o considera um diretor polêmico.
Spike Lee sempre abordou a temática racial abrindo as portas em Hollywood para uma conscientização sobre os problemas sociais do país. Ele seguidamente atua em seus próprios filmes. Ainda muito jovem Spike Lee se mudou para o Brooklin, em Nova Iorque, seu pai era um músico do Jazz e sua mãe uma professora, ele estudou no Colégio Morehouse, em Atlanta, onde desenvolveu suas habilidades de filmagem. Depois de se formar, foi para a escola de Artes Tisch School, e se graduou em programação de filmagem.
Produziu um curta muito controverso chamado de 10 minutos, e em 1986, Spike Lee fez o filme Ela Quer Tudo (She's Gotta Have It), uma comédia sobre relações sexuais. A produção do filme custou 175.000 dólares, e faturou 7.000.000. A partir de então, Spike Lee se tornou conhecido no mundo do cinema.

Fonte: wikipedia.org, www.adorocinema.com, diblackpablack.blogspot.com e www.stars-news.info.

Nenhum comentário:

Postar um comentário