terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Kathy Bates

Fonte: www.google.com.br/imagens


Biografia:
Nascida no sul dos Estados Unidos (Memphis, em 28 de junho de 1948), Kathleen Doyle-Bates, mais conhecida como Kathy Bates, é uma premiada e reconhecida atriz americana de cinema, teatro e televisão. Filha de um engenheiro metalúrgico e uma dona-de-casa, Kathy Bates trabalhou nas profissões mais variadas antes de chegar aos palcos e às telas de cinema e televisão. Foi garçonete-cantora num hotel de luxo e é tida como uma compositora muito capaz. Por muitos anos manteve uma empresa de audiolivros.
Gordinha e baixinha, mas intensa, versátil e muito capaz, Kathy Bates atua com a mesma desenvoltura em dramas e comédias, rouba fácil a cena de qualquer outro ator, e com muita freqüência, salva filmes não tão bons com sua simples presença no elenco.
Formou-se em teatro na Universidade Metodista do Sul e, depois, foi para Nova Iorque, onde trabalhou como caixa da loja de presentes do Museu de Arte Moderna. Fez sua estréia na televisão no início dos anos 70 num episódio da série The Boat Love.
Sua primeira vez na tela do cinema foi na comédia Procura insaciável de 1971, do diretor tcheco Milos Forman. Após participar de várias produções cinematográficas, chega 1990, e com isso a consagração ao receber o Oscar de Melhor Atriz por Louca obsessão, trabalho pelo qual também ganhou o Golden Globe e a admiração de público e critica, sendo sempre lembrada por sua atuação sinistra e obsessiva ao iterpretar Annie Wilkes, consciderada uma das grandes vilãs do cinema.
Em 1991 Kathy Bates pode ser vista no filme Brincando nos campos do senhor, sob a direção do diretor argentino/brasileiro Hector Babenco. Sob a direção de Woody Allen, em 1992, atuou em Neblina e sombras, em Diabolique de 1996 e, em 1997, foi dirigida por James Cameron em Titanic, onde interpretou Molly Brown.

Veja a lista dos 4 melhores filmes de Kathy Bates, segundo o site melhoresfilmes.com.br


1º Tomates Verdes Fritos (Jon Avnet)
Ano 1991 Nota 7,8

2º Louca Obsessão (Rob Reiner)
Ano 1990 Nota 7,8

3º Titanic (James Cameron)
Ano 1997 Nota 7,7

4º As Confissões de Schmidt (Alexander Payne)
Ano 2002 Nota 7,2


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre, cinema.sapo.pt/pessoa/kathy-bates e melhoresfilmes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário