quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Expressionismo alemão

O expressionismo alemão foi um estilo cinematográfico cujo auge se deu na década de 1920, porém, tudo começa em 1919, com o célebre filme de Robert Wiene: "O Gabinete do Doutor Caligari". Este filme transporta-nos para um mundo de puro pesadelo que coincide com a instabilidade política do momento: muros cheios de “grafittis”, prédios “inclinados”, panos de fundo desbotados de onde se destacam figuras geométricas abruptas e personagens alucinadas. Tudo aqui gira sob o signo da angústia. Mas o mais interessante é que aquilo que parecia ter sido feito com objetivo apenas de uma experiência isolada vem a se tornar a fonte de uma imensa corrente que influenciou toda a história do cinema. O horror, o fantástico e o crime eram os temas dominantes do expressionismo alemão. Nosferatu, O Vampiro (1922), de Murnau, e Dr. Mabuse, O Jogador (1922) e Metrópolis (1926), ambos de Fritz Lang, constituem as obras mais significativas do expressionismo.
O Expressionismo alemão demonstra como origem, fortes evidências em Van Gogh, pois, seu visual não fica restrito ao mundo do cinema, e sim se estende também a pintura, através da caracterização da imagem distorcida (uso de cores vibrantes e remetentes ao sobrenatural) retornando ao gótico e a oposição a uma sociedade imersa no desolador cenário do racionalismo moderno pregador do trabalho mecânico. As vibrantes e alucinógenas pinturas expressam um desligamento com o real, dando prioridade ao "eu" e sua visão pessoal do mundo.
Os filmes expressionistas foram produzidos apenas durante alguns anos, no entanto os seus temas foram integrados em filmes posteriores resultando no controlo artístico do cenário, luz e sombra de forma a acentuar a atmosfera do filme. Esta escola foi levada para os Estados Unidos da América quando importantes realizadores alemães emigraram para Hollywood. O expressionismo alemão influenciou particularmente dois géneros, o cinema de terror e o filme negro.

"O Gabinete do Doutor Caligari" Fonte:www.youtube.com



Fonte: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre, www.educ.fc.ul.pt/.../aa-expressionismo, www.cinematografo.com.br e www.mac.usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário