domingo, 13 de fevereiro de 2011

Buena Vista Social Club

Durante muitos anos, artistas cubanos da vanguarda ficaram no ostracismo, muitos deles sem tocar seus instrumentos por mais de dez anos. Porém, em 1996, o premiado guitarrista americano Ry Cooder, reuniu alguns dos maiores nomes da história da música cubana, para gravar o álbum Buena Vista Social Club, cujo título é uma referência a uma antiga casa de shows cubana que havia deixado de existir por volta dos anos 50, tal iniciativa foi premiada com o Grammy.
Entre os músicos convidados, destacam-se Ibrahim Ferrer, Compay Segundo, Omara Portuondo, Eliades Ochoa, Faustino Oramas e Rubén Gonzáles.
O disco, Buena Vista Social Club tornou-se um sucesso internacional. Foi quando então o diretor alemão Wim Wenders filmou a apresentação do grupo na Holanda, e uma segunda apresentação no famoso Carnegie Hall em Nova York. O período de início das filmagens ocorreu quando Ry Cooder voltou a Cuba em 1998, para gravar um álbum solo com Ibrahim Ferrer, Wim Wenders, que já conhecia Ry Cooder há mais de 20 anos, enquanto trabalhavam na trilha de O Fim da Violência, em 1996, o acompanhou com uma pequena equipe, registrando a performance dos músicos no estúdio e recuperou histórias de suas vidas em Havana. Transformando tal iniciativa em documentário, que recebeu a indicação ao Oscar 2000 (EUA), na categoria de melhor documentário, e ganhando o prêmio de Melhor documentário no European Film Awards.

Informações Técnicas:

Título: Buena Vista Social Club
País de Origem: Alemanha / EUA / Inglaterra / França / Cuba
Gênero: Documentário
Tempo de Duração: 100 minutos
Ano de Lançamento: 1999
Site Oficial: http://www.pbs.org/buenavista
Estúdio/Distrib.: SPECTRA
Direção: Wim Wenders
Nota: Em 2006 foi lançado Rhythms del Mundo, um ábum com as estrelas do Buena Vista e da música cubana Ibrahim Ferrer (sua última gravação antes de morrer em 2005) e Omara Portuondo com artistas como Franz Ferdinand, U2, Sting, Jack Johnson, Maroon 5, Arctic Monkeys, Coldplay, Kaiser Chiefs entre outros.

Fonte: www.interfilmes.com/filme, wikipedia.org e www.bonde.com.br


Fonte:www.youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário