quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Ingmar Bergman

     Ingmar Bergman estudou na Universidade de Estocolmo, onde se interessou primeiramente pelo teatro e posteriormente pelo cinema. Iniciando sua carreira em 1941, porém, a relação de Bergman com o cinema antecede seu trabalho como profissional.Antes de estrear na tela, já havia descoberto o cinema como forma de expressão e até de sobrevivência.
     Ao longo de seus 46 filmes, Bergman voltou várias vezes aos mesmos temas, mas, nunca da mesma forma. Sua obra é composta por um dos mais ricos e essenciais capítulos da história do cinema sueco e mundial. Como poucos o diretor se apropriou da linguagem para realizar um conjunto significativo que transcede a própria experiência cinematográfica. Suas obras abordam temas intrísecos à existência do ser humano, como a mortalidade, a solidão e a fé.
     Boa parte de seus filmes foram feitos propositadamente em preto-e-branco. Segundo Bergman, a preferência pelo contraste devia-se ao fato de que os sonhos eram em preto-e-branco e ele filmava seus filmes como sendo pesadelos existenciais. Até que descobriu a cor e realizando com isso mais um grande numero de filmes de sucessos, onde podemos citar “Gritos e Sussurros”.
     O diretor sueco Ingmar Bergman morreu em uma segunda-feira aos 89 anos, mais precisamente em *Fårö, de forma tranqüila – segundo sua filha, Eva Bergman – e. Coincidentemente, no mesmo dia em que faleceu Michelangelo Antonioni (Diretor de cinema Italiano).
     Apesar de não estar na lista dos grandes sucessos de Ingmar Bergman como O Sétimo Selo, Morangos Silvestres, Gritos e Sussurros, A Flauta Mágica, entre outros, o meu filme favorito do grande Ingmar Bergman é Monika e o Desejo, pois, entre todos os filmes de Bergman que eu tive a oportunidade de assistir, este filme é para mim aquele que apresenta uma história de um cotidiano o mais próximo da nossa realidade no Brasil.
*Fårö é uma pequena ilha do mar Báltico na Suécia.

 
Observação: Matéria baseada nas seguintes fontes: www.terra.com.br, www.cineplayers.com, folha.com e Wikipédia, a enciclopédia livre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário