domingo, 26 de dezembro de 2010

Cinema da Rússia

O Cinema russo é um dos mais importantes da História desse meio. Diretores russos como Serguei Eisenstein e Dziga Vertov foram pioneiros da linguagem, da teoria e da estética cinematográfica, sugerindo e definindo padrões que influenciaram realizadores no mundo todo.
São consideradas verdadeiras obras-primas de Serguei Eisenstein: "Encouraçado Potemkin" (Potyomkin, em russo), "Outubro", e "A Greve". Mais tarde, Serguei Eisenstein ainda realizaria "Alexandre Nevski" e faria parte da trilogia "Ivan, o Terrível" e de "Que Viva México!", ambos, inacabados.
Fonte: www.google.com.br/imagens

Andrei Tarkoviski é outro nome a destacar-se no cinema russo, ele tinha uma visão cinematográfica mais expressiva, tal visão que vinha desde o surgimento da escola Formativa Russa que era composta entre outros por Eisentein, Pudóvkin e Kuleshov, tendo seu auge na década de 20 do século anterior. Tarkoviski foi incompreendido e extremamente censurado dentro de seu país, porém, muito estudado e agraciado fora dele. Tarkoviski realizou apenas oito filmes nos seus vinte e oito anos de carreira, como destaques podemos citar O rolo compressor, Violinista e O Sacrifício. As características de seus filmes não se enquadravam nos preceitos da estética do “Realismo Socialista”. Este pequeno número de filmes não significa um conjunto pobre de obras, pelo contrário, seus filmes possuem características de dimensões filosóficas, anteriormente, alcançadas somente pelo cineasta sueco Ingmar Bergman.
Este foi um breve relato sobre dois grandes cineastas que influenciaram muita gente, mas, que ao mesmo tempo outras tantas pessoas infelizmente não tiveram ou tiveram muito pouco contato com tal forma de fazer e pensar cinema, porém, com o acesso à internet facilitada, tal preciosidade está sendo mais difundida e com isso agraciando um grupo maior de futuros e promissores cineastas e também os amantes do bom cinema.
Fica como dica do cinema russo, o filme de Serguei Eisenstein "Encouraçado Potemkin".




Fontes de pesquisa: www.ufscar.br/rua, www.wikipedia.org/wiki/cinema, www.corvobranco.tripod.com/artigos, www.vivaaviver.com.br/cine e www.adorocinema.com/cinews/cinema-russo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário